Agência da ONU, Unfpa, vai lançar relatório em junho sobre a situação das profissionais, que em muitas partes do mundo, representam o primeiro contato de mulheres com serviços de saúde.
Atualmente, as parteiras treinadas salvam quase todas as mulheres que passam por complicações no parto ou as encaminham para cuidados médicos especializados.
Equipamentos
Com habilidades médicas, equipamentos e remédios, as parteiras ajudam as mães e também os bebês em suas primeiras horas de vida. Em muitas partes do mundo, elas são o primeiro contato das mulheres com o serviço de saúde.
Em junho, o Unfpa vai lançar um relatório, o primeiro do tipo, sobre a situação das profissionais em 60 países, com estatísticas e padrões globais. O objetivo é fortalecer a atividade e identificar oportunidades de financiamento em qualificação e políticas públicas.
Além disso, o relatório pretende examinar o número de parteiras e sua distribuição no mundo. Serão tratados ainda temas como educação, regulamentação profissional e ajuda externa.
*Apresentação: Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
Foto: Unfpa
Nenhum comentário:
Postar um comentário