Para o secretário Adjunto Pedagógico, José Reginaldo Bastos da Cruz, é de suma importância que uma das escolas municipais sedie o encontro. “Mostra que nossas escolas estão abertas para incentivar o resgate cultural das raízes brasileiras. Ao mesmo tempo, dá oportunidade para nossos alunos trocarem experiências com outros colegas da Baixada Fluminense”, analisou o secretário.Alunos da Escola Municipal Meninos de Deus, que integram as oficinas de capoeira do Escola Aberta – programa do Governo Federal em parceria com as prefeituras – estarão nas atividades. De acordo com Lídia Vieira, diretora da Escola Municipal França Carvalho, a oficina de capoeira começou este ano com 45 alunos, sendo 50% da própria unidade. “Uma das condições para eles participarem é a regularidade nas aulas e boas notas nas provas”, disse a professora, acrescentando que o comportamento dos alunos melhorou consideravelmente após o início do programa.
Oficineiro do Escola Aberta e integrante do CCRB, Bruno Santana contou que os mestres de capoeira vão dar aulas sobre os movimentos feitos no esporte e a sua história. “O objetivo é tirar a criança das ruas e fazer com que elas tenham mais cultura e valorizem as nossas raízes”, concluiu Bruno, acrescentando que muitos não sabem que estas danças são de origem afrobrasileira.
O programa Escola Aberta na E.M. França Carvalho funciona desde dezembro do ano passado. Além da capoeira, a unidade escolar oferece oficinas de reforço escolar, artesanato, culinária e recreação. O evento inicia às 10:00 e vai até às 15:00 horas. A escola fica localizada na Rua Flora de Araújo, nº500, Prata.
Fonte: sitedaixada / Africas
Nenhum comentário:
Postar um comentário