terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ilê Aiyê faz grande festa em Salvador

Ilê Aiyê comandou a grande festa de encerramento do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, no último domingo (11). Com o projeto Ilê Aiyê Convida, o grupo reuniu grandes artistas da música baiana, como Margareth Menezes, Magary Lord e Adão Negro no palco do Anfiteatro Dorival Caymmi, no Parque da Cidade, em Salvador. Organizada pela Fundação Cultural Palmares, a festa atraiu um público superior a seis mil pessoas.
De acordo com Martvs das Chagas, diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira da FCP, não foi por acaso que Salvador foi escolhida como palco dessa grande celebração. “A escolha da Bahia para o encerramento do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes deve-se à força que a Diáspora Africana exerce no estado e ao reconhecimento da luta e resistência dos blocos afros como Ilê e Olodum para a preservação e enaltecimento da cultura negra no Brasil”, destacou.
Foto: Newton Guimarães/FCPIniciada às 11 horas, a festa durou cerca de três horas. Foi aberta pelo reggae do grupo Adão Negro, que desfilou alguns sucessos conhecidos do público. Em seguida, o Ilê Aiyê subiu ao palco sob a batida da Band’Aiyê. A partir daí, não faltaram convidados especiais: além de Margareth e Magary, atenderam ao convite do Ilê os blocos Cortejo Afro, Muzenza, Os Negões, Malê Debalê, Okambi e Olodum.
“Foi um presente que demos para a cidade. Só esperamos que isso possa ser repetido sempre. Queremos fazer desse show uma tradição do Ilê no final de cada ano”, afirma o diretor do bloco afro, Vivaldo Benvindo. Os artistas convidados manifestaram a honra de participar deste evento: “É sempre um prazer participar de um show com o Ilê, que representa a África, representa Zumbi. Levanta essa bandeira como ninguém”, disse o cantor Magary Lord, atual sensação da música baiana.


* Ilê Aiyê reúne artistas consagrados e mais de 6 mil pessoas no Parque da Cidade
Fotos: Newton Guimarães/FCP
e Roberto Viana/Bocão News


Com informações da Companhia de Comunicação

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS