segunda-feira, 23 de março de 2015

Desenho animado nigeriano é destaque internacional

Captura de tela 2015-03-16 às 00.15.24
Apesar da existência de milhares de crianças africanas e afrodescendente pelo mundo, o mercado do entretenimento, especialmente infantil, ainda é baseado na estética européia ou estadunidense com seus contos, fadas e  medievais. Essa ausência da imagem negra é bastante nociva pois, em geral, as crianças negras crescem sem referencial e muitas crescem com problemas de autoestima.
Mas, apesar dessa falta de diversidade, existem algumas experiências no mundo que vem mudando esse cenário. Uma delas é Bino e Fino,  que é uma série de desenhos animados sobre irmãos africanos  que vivem com seus avós ‘Mama’ e ‘Papa’ em uma cidade moderna em África. O desenho tem muitas aventuras onde com a ajuda de seu amigo Zeena a borboleta mágica, eles descobrem e aprendem coisas sobre o mundo.
binoandfinoBino e Fino foi criado para fornecer um entretenimento infantil mais etnicamente diverso. Criado especialmente para crianças africanas e afrodescendentes do mundo, com idades de 3 a 5 anos, o desenho vem ganhando grande repercussão na Internet e em canais como CNN. É importante ressaltar que se trata-se de uma série inclusiva para todas as crianças do pré-escolar, mas que ainda não possui versão em português.
Veja trecho desse episódio onde eles ensinam a contar até 10 em Iorubá, uma língua falada por mais de 20 milhões de pessoas pelo mundo, mas que não é muito divulgada no Brasil.

Redação : Correio Nagô

Nenhum comentário: