Para Monica Aguiar o parlamentar já demonstrou diversas vezes apoio ao movimento de mulheres negras em Belo Horizonte. “No dia 31 de Julho de 2014 tivemos uma grande articulação organizada simultaneamente em todo Estado, em prol da Mulher Negra no (31) de Julho,  Dia da Mulher Africana. Entregamos para população o nosso Manifesto na capital,  e em várias cidades do interior, marcamos assim este dia denominado por nós Dirigentes do Fórum Estadual de Mulheres Negras de Minas Gerais, como o "Dia D- de luta":- contra o racismo e todas as injustiças sociais às quais as mulheres negras são submetidas.
Monica Aguiar, Coordenadora do Centro de Referência de Cultura da Mulher Negra e Rose Baeta, diretora do Fórum Estadual de Mulheres Negras de Minas Gerais, visitaram o gabinete do vereador Gilson Reis. Foto Gil SoteroGilson Reis acompanhou a entrega do nosso manifesto, foi o único vereador de Belo Horizonte que compareceu ao ato, e a Ex. Dep. estadual Maria Tereza Lara  a única Deputada  também  presente . ” declarou Monica.

O Projeto de Lei nº 1242/2014, de autoria do vereador Gilson Reis que institui o dia 25 de julho como o Dia Municipal da Mulher Negra Dona Valdete da Silva Cordeiro, no âmbito do Município de Belo Horizonte e sua inclusão no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização da cidade. “É o que mais queremos, por todo um histórico de luta que apresenta o próprio Dia 25, que resgata as questões de racismo, desigualdade , discriminação, da invisibilidade que as mulheres negras sofrem quotidianamente e em maior escala que a mulher branca”, completa Monica.


Apesar de todo um conjunto de ações para desenvolvimento das políticas afirmativas, as mulheres negras continuam em terceiro plano, enfatiza Rose Baeta que é Diretora Regional  do Fórum Estadual de Mulheres Negras de Minas Gerais. “As questões ligadas à saúde da mulher negra não são amplamente discutidas e colocadas como políticas públicas. Por exemplo, entre as mães, as negras são as que mais morrem, em decorrência de eclampsia, pré-eclâmpsia e aborto. Isso sem dizer sobre a violência cujas mulheres são as principais vítimas”, desabafou Rose.

O vereador Gilson Reis agradeceu a visita e declarou que não medirá esforços em apoiar às mulheres negras. “É urgente tirar essa capa de invisibilidade e preconceito que cobre as mulheres negras. Dados apontam que as negras são as principais vítimas de feminicídios, ou seja, mortes de mulheres por conflito de gênero, chegando a representar 61% dos óbitos totais de mulheres. Esses dados, aliados à falta de políticas que assegurem a representatividade dessas mulheres, em todas as instâncias do poder, já justifica a criação do Dia Municipal da Mulher Negra. Essas mulheres precisam de reconhecimento e proteção”, finalizou o vereador.

Ontem dia (23) , O Fórum Estadual de Mulheres Negras, esteve presente novamente na Câmara Municipal de Belo Horizonte, para conversar com Vereador Jorge Santos, que apresentou uma emenda supressiva no projeto de Lei, retirando  o paragrafo único do Art. 1º, que trata da inclusão da data "o dia 25 de Julho",  no calendário oficial de BH. 
A Luta do Fórum é que esta data seja incluída no calendário do Município.  afirma Rose Baeta .
Após longa conversa, o Vereador Jorge Santos,  assumiu o compromisso de retirar a emenda e apoiar o PL, para que seja aprovada. 

 O Fórum Estadual de Mulheres Negras  tem para este ano uma grande articulação no Estado. Realizou  o seu    V Seminário Estadual, na cidade de Cataguases sob a Coordenação de Rita Suely Bento,  contou com as  presenças da Secretária de Estado da Educação Macaé Evaristo e da SEPPIR.  
Reunirá em Abril,  em Salvador, com o Fórum Nacional de Mulheres  Negras e 18 e 19 reunirá a Direção Estadual .
Em Julho no dia 31,  o Fórum Estadual estará em conjunto com diversa entidades do mov negro e dos mov sociais , organizando uma a grande Caminhada Estadual  das Mulheres Negras . 
 No segundo semestre o Fórum Estadual de Mulheres Negras de Minas,  pretende realizar um grande encontro Estadual de Mulheres Negras .