terça-feira, 3 de maio de 2011

Primeira universidade federal dentro de assentamento do Incra será no Paraná

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) deram início, nesta segunda-feira (2) às obras de construção da UFFS, instituição que deve atender os assentados do estado do Paraná. O acordo firmado entre as duas entidades na última semana reservou uma área de 42 hectares para a implantação do primeiro prédio da universidade, no projeto de assentamento Oito de Junho, em Laranjeiras do Sul (PR).
Para o presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, a instalação do campus da UFFS em Laranjeiras do Sul é um grande avanço para a reforma agrária no País. "É a primeira universidade federal do País dentro de um assentamento e com certeza vai trazer muito desenvolvimento para a região", declarou.
A universidade deve funcionar a partir do próximo ano. Segundo o superintendente regional do Incra no Paraná, Nilton Guedes, com a universidade, os jovens da comunidade rural terão um local próximo para estudar. "A Universidade será uma importante aliada para que possamos capacitar os assentados e viabilizar os assentamentos com base na produção agroecológica e preservação ambiental", ressaltou.
O campus definitivo engloba, além da área repassada pelo Incra, outros 45 hectares doados em maio de 2010 pelas prefeituras de Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras e Laranjeiras do Sul.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS