segunda-feira, 30 de maio de 2011

Abdias do Nascimento será homenageado em Missa de Sétimo Dia/Fotos do último dia de Abdias nesta terra

As Secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e a de Cultura da Bahia (Secult/BA) - através da Fundação Pedro Calmon, a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e a Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora dos Homens Pretos convidam amigos e admiradores para a Missa de Sétimo Dia, em sufrágio à alma de Abdias do Nascimento. A missa será realizada na Igreja do Carmo, Centro Histórico de Salvador, na segunda-feira (30), às 9h e contará com a presença da Dra. Elisa Larkin, viúva do primeiro deputado federal afro-brasileiro a dedicar seu mandato à luta contra o racismo.
 O ativista Abdias do Nascimento faleceu aos 97 anos, na última terça-feira (24), depois de passar dois meses internado no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, devido a complicações decorrentes de diabetes. Além de ex-deputado e ex-senador, foi precursor do movimento negro no Brasil, se tornando um grande líder na luta dos direitos e representante das conquistas da comunidade negra.

História _ Abdias Nascimento foi artista plástico e professor benemérito da State University of New York. Foi titulado como ‘doutor honoris causa’ pelas Universidades de Brasília (UnB), do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em função da militância no combate à discriminação racial. Recebeu diversas premiações, como o Prêmio Unesco em 2001, na categoria Direitos Humanos e Cultura de Paz.
 Nascido em Franca (SP), na década de 40, fundou o Teatro Experimental do Negro e o jornal Quilombo, no Rio de Janeiro. Durante o regime militar, exilou-se nos Estados Unidos. No retorno ao Brasil, exerceu mandato de deputado federal entre 1983 e 1987 e de senador de 1997 a 1999, além de ter criado e ocupado nos anos 90, a Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras, no governo fluminense.

Texto: Camila França
Correio Nagô

Fotos do último dia de Abdias na terra (Mônica Aguiar ) 




 

 

 


 




 




 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS