sábado, 28 de maio de 2011

EDITAIS EM ANDAMENTO

Fundo Internacional para a Diversidade Cultural


Financiamento para programas e projetos de promoção e proteção da diversidade cultural. O Fundo Internacional para a Diversidade Cultural criado pela Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, já entrou em sua fase piloto de funcionamento, com a divulgação de um formulário de pedidos de financiamento para programas e projetos. Mais informações, acesse!

Prêmio Ibero-Americano de Patrimônio cultural
A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), órgão ligado ao Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha, recebe até 03 de junho as inscrições para a sétima edição do Premio Internacional Reina Sofía de Conservación y Restauración del Patrimonio Cultural. A ação promovida desde 2001 é voltada ao reconhecimento de trabalhos, iniciativas ou trajetórias profissionais no campo do patrimônio cultural, que se destacam por sua qualidade ou pelo benefício gerado para o desenvolvimento das regiões onde foram realizadas, sobretudo nos países ibero-americanos. A premiação será distribuída em duas categorias, Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial. Os vencedores de cada categoria receberão 30 mil euros, além de uma escultura especialmente confeccionada para o prêmio e de uma placa e diploma comemorativo. Poderão se candidatar qualquer pessoa física ou jurídica dos países da comunidade ibero-americana (excluídos Espanha, Portugal e Andorra). Edital do Premio Internacional Reina Sofía de Conservación y Restauración del Patrimonio Cultural.

Edital de programação cultural
O Banco do Brasil abriu inscrições para seleção de projetos para programação 2012/2013 dos seus espaços culturais. Pessoas físicas e jurídicas de todo o país podem enviar propostas, até o dia 31 de maio, para tentar realizar atividades nas unidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. O edital abrange as áreas de música, exposições, artes cênicas, cinema e vídeo, programa educativo e ideias. Acesse: www.bb.com.br/cultura.


Preservação do Patrimônio Cultural
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está com inscrições abertas para o 24º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. O concurso tem abrangência nacional e pretende selecionar trabalhos de preservação do patrimônio cultural. Pessoas físicas ou jurídicas podem enviar propostas, até o dia 08 de julho, para superintendências estaduais do Iphan, instaladas nas 27 unidades federativas do país. O Prêmio está dividido nas categorias de Promoção e Comunicação, Educação Patrimonial, Pesquisa e Inventário de Acervos, Preservação de Bens Móveis, Preservação de Bens Imóveis, Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico e Salvaguarda de Bens da Natureza Imaterial. Nesta edição, o concurso está inserido nas comemorações do Ano Internacional do Afrodescendente e homenageia o centenário de nascimento do artista plástico Caribé. Mais informações e endereço das superintendências aqui.

Fundação Telefônica lança edital cultural
A Fundação Telefônica lança seu primeiro edital de patrocínio cultural em busca de novos projetos culturais voltados para crianças e adolescentes e vinculados às novas tecnologias através do programa de Arte e Tecnologia. A iniciativa tem por objetivo estimular a produção e difusão de projetos culturais e artistas, especialmente vinculados à cultura digital, inovadores em termos de linguagem, interatividade, criatividade ou forma de distribuição de seus conteúdos. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho de 2011. Clique aqui para mais informações.

Itaú Cultural – Rumos Artes Visuais 2011-2013, inscrições até 29 de maio de 2011.

Prémio Fernão Mendes Pinto, inscrições até 30 de maio de 2011.

Prêmio Vivaleitura 2011, inscrições até 20 de julho de 2011.

Fonte Teia Cultura Minas

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS