sábado, 21 de maio de 2011

Parceria económica África-Índia vai atingir 70 biliões de dólares em 2015

Etiópia - A parceria económica entre o continente africano e a Índia prevê atingir um montante de 70 biliões de dólares até 2015, declarou em Addis Abeba (Etiópia) o ministro indiano do Comércio e Indústria, Anand Sharma.
Addis Abeba (Dos enviados especiais) 
Ao intervir sexta-feira na sessão de abertura da exposição "India Show", realizada no âmbito da cimeira África-Índia a ter lugar de 24 a 25 de Amio de 2011 na capital etíope, Sharma precisou que "o rumo dessa cooperação bilateral demonstra que será possível atingir esta meta no período previsto".
Segundo o ministro, esta parceria económica tem dado passos gigantes desde a realização da I cimeira África-Índia em 2008, cujos negócios cifraram-se em 46 biliões até o ano de 2010.
"A Índia tornou-se um dos grandes investidores em países africanos, cobrindo os mais variados sectores, nomeadamente, do petróleo e gas, da indústria petroquímica, das tecnologias de informação, de infra-estruturas, da agricultura e saúde, entre outros", acrescentou.
Reiterou que o seu país prosseguirá esforços para expandir as suas acções nos Estados africanos.
Anand Sharma afirmou que a feira "India Show", que encerra domingo, será uma oportunidade para as empresas africanas estreitarem os lacos existentes e forjarem novas parcerias com as companhias indianas.
"A grande presença de sociedades indianas na feira vai ajudar as empresas africanas a assegurar oportunidades comerciais na Índia e interagir como potenciais parceiros", ressaltou.
Mais de 80 companhias indianas ligadas a indústria, a agricultura, as finanças, as tecnologias de informação, a saúde e de outros serviços, expõem os seus produtos neste evento.
O acto inaugural da exposição contou com a participação do vice-presidente da Comissão da União Africana, Erastus Mwencha, do embaixador da Índia na Etiópia, Bhagwant S. Bishnoi, e de alto-funcionários da UA.

Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS