quinta-feira, 19 de maio de 2011

Jovens baianos fazem concerto em Londres

Orquestra em que predominam músicos de baixa renda se apresenta com pianista citado entre as 100 pessoas mais influentes do mundo

 Orquestra Juvenil da Bahia (Yoba - Youth Orchestra of Bahia) participa, neste sábado (21), na casa de concertos londrina Royal Festival Hall, de um encontro musical inédito com o pianista chinês Lang Lang, de apenas 28 anos e considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista norte-americana Time.
A iniciativa se insere no projeto Lang Lang Inspires (Lang Lang Inspira, em tradução livre), promovido por organizadores do centro de artes britânico Southbank Centre, explica Beth Ponte, coordenadora de Desenvolvimento Institucional dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba).
O grupo baiano foi escolhido para atuar ao lado de Lang Lang por indicação do Southbank Centre. Os organizadores ficaram encantados com a performance da Orquestra Juvenil da Bahia durante o Festival Brazil, realizado em Londres em julho de 2010, na primeira apresentação de uma orquestra juvenil brasileira na Europa. O pianista chinês acatou a recomendação de bom grado, após assistir a DVDs do conjunto.
"Depois do sucesso da Orquestra ano passado no Festival Brazil, estamos ansiosos pelo concerto no simbólico Royal Festival Hall como parte do projeto Lang Lang Inspires”, afirmou o diretor de música do Southbank Centre, Marshall Marcus. Sob regência do maestro venezuelano Ilyich Rivas, de 17 anos, os jovens da Yoba e o pianista chinês interpretarão obras de Igor Stravinsky, George Gershwin, Ottorino Respighi e Frédéric Chopin.
O grupo, formado por 85 jovens de 12 a 25 anos, representa uma junção dos melhores músicos de dois conjuntos baianos: a Orquestra Dois de Julho e a Orquestra Castro Alves. "Eles já estão em Londres, onde farão três ensaios com Lang Lang e Rivas até sexta", afirma Beth Ponte. Além desse compromisso londrino, a orquestra tem concertos marcados para o Victoria Hall, de Genebra, e a abertura do Festival Young Euro Classic, na tradicional sala de espetáculos Konzerthalle, de Berlim. Eles também estrearão na casa Mozarteum Brasileiro, na sala São Paulo.
Neojiba
O Neojiba foi criado em 2007 pelo governo baiano, com o objetivo de promover a integração social por meio da música. O regente titular da orquestra é o pianista Ricardo Castro. Em novembro do ano passado, foi apresentado o mapa social do grupo, visando a apurar o contexto socioeconômico e familiar dos 147 integrantes do programa. O resultado indica uma predominância do sexo masculino (62%) sobre o feminino (38%) nos núcleos.
Além disso, a maioria dos integrantes tem entre 13 e 22 anos (68%), se define como negro ou pardo (77%, somados) e possui renda familiar mensal de até R$ 1.820 (cerca de três salários mínimos). Do total, 57% não concluíram o ensino médio e 69% não têm curso superior. Perguntados sobre por que ingressaram no Neojiba, 84% disseram que o motivo foi interesse pela música e pela profissão.
A partir dos 25 anos, o integrante da orquestra começa a se preparar, durante 12 meses, para assumir uma função pedagógica musical ou de coordenação em alguns dos núcleos.

Fonte : PNDU Brasil

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS