quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cidade do Brasil, Salvador interessada em aprofundar relações com Luanda

Luanda - O responsável do Gabinete do Prefeito da cidade de Salvador, Leonel Neto, manifestou hoje, em Luanda, o interesse da região brasileira em aprofundar e diversificar a relação de cooperação e amizade que tem com a capital angolana.
 Ao falar à Angop a margem da 28ª Assembleia-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Uccla) e o Fórum Empresarial sobre o Turismo, Leonel Neto considerou “fantástica” as relações existentes entre as duas cidades, embora, frisou, a cooperação necessita de ser aprofundada e diversificada em vários sectores.
 “Luanda e Salvador têm uma relação fantástica, dentro do espaço da Uccla, onde mantém encontros regulares, pelo menos uma vez ao ano, mas há necessidade de se intensificar e ampliar esse grau de cooperação”, sublinhou.
 Apontou as áreas de ordenamento das cidades, cooperação técnica e o sector desportivo como os ramos prioritários para as autoridades de Salvador.
 Realçou que a experiência adquirida por Luanda, durante a realização do Campeonato Africano de Futebol (CAN/2010), será importante para as autoridades de Salvador, quando acolher um dos grupos do Mundial de Futebol em 2014.
 “Estamos interessados em cooperar com Luanda na troca de experiência e de informação nos sectores urbanísticos, turismo e desporto, visto que nem todas as cidades sabem tudo, nem outras não sabem nada, por isso temos que trabalhar em conjunto e de forma orientada”, argumentou.
 A cidade de Luanda, que alberga até quarta-feira este encontro, vai assumir a presidência da Uccla no período 2011/2013, substituindo assim a cidade Salvador da Baía (Brasil).
 A Uccla, criada a 25 de Junho de 1985, é uma associação intermunicipal de natureza internacional, que tem por objectivo principal fomentar o entendimento e a cooperação entre os munícipes das cidades membros, através do intercâmbio cultural, científico e tecnológico.
 São membros efectivos as antigas e actuais cidades capitais de língua portuguesa: Bissau, Bolama, Brasília, Cacheu, Dili, Guimarães, Ilha de Moçambique, Lisboa, Luanda, Macau, Maputo, Oecussi-Ambeno, Praia, Ribeira Grande de São Tiago, Rio de Janeiro, Salvador, Santo António do Príncipe e São Tomé/Água Grande.
 Fazem parte do grupo de membros associados, as cidades cuja população apresenta uma componente significativa, histórica ou cultural, ligada a qualquer dos países membros efectivos. De entre elas, constam a Assomada, Belém, Belo Horizonte, Gabu, Huambo, Porto Alegre, São Filipe, São Vicente/Mindelo.


Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS