quarta-feira, 11 de maio de 2011

Local que recebeu um milhão de africanos escravizados poderá ser transformado em Memorial da Diáspora Africana

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade, Luiza Bairros, participa hoje (09), às 18h, da posse do novo titular da Superintendente de Igualdade Racial (Supir) do Rio de Janeiro, Marcelo Dias. A solenidade acontecerá na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), que fica na rua Camerino, 51, Centro. A Supir integra a estrutura da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH/RJ.
A agenda da ministra na capital carioca inclui também uma visita amanhã (10), às 9h, ao Cais do Valongo, descoberto durante escavações do projeto de revitalização das Docas do Rio, e onde a Supir, em parceria com órgãos do governo federal, municipal e o Conselho Estadual do Negro, estão discutindo a construção do Memorial da Diáspora Africana. A ideia é a instalação de um complexo multifuncional, com biblioteca, cinema, teatro, entre outros equipamentos culturais, que resgate o passado escravagista e revele referências históricas do século XIX, ocultadas pelo Cais da Imperatriz, como hoje é conhecido o lugar.
O cais do Valongo foi construído para chegada dos escravos. O local foi modificado com a construção do Cais da Imperatriz. “Queremos desvelar uma parte da história que se tentou esconder, já que foi ali, no Valongo, que desembarcou um milhão dos 4 milhões de negros africanos escravizados no Brasil”, declara o superintendente, informando que o projeto de reutilização do espaço vislumbra a incorporação do galpão D. Pedro II, que foi construído pelo engenheiro negro André Rebouças.
Ao sair do Cais do Valongo, a ministra Luiza Bairros segue para o Morro da Providência – mais antiga favela do país – onde visita a 7ª Unidade de Polícia Pacificadora do Rio, que deverá atender 600 mil pessoas da região. Às 16h, haverá um encontro com artistas negros no Centro Afrocarioca de Cinema e, às 18h, uma reunião com o Movimento Negro no Plenário do 7º andar do Prédio da Central.

Fonte : Comunicação da SEPPIR

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS