O Primeiro Fórum Nacional de Populações Afrodescendentes
do México, acontece e hoje 26 e 27 de setembro.
A instituição do sistema de cotas no ensino superior em nível federal, os avanços na defesa dos direitos das comunidades quilombolas e o trabalho de articulação da SEPPIR nos diversos âmbitos do governo federal .
De acordo com matéria publicada pela SEPPIR o objetivo principal do evento é estabelecer um espaço de diálogo entre as instituições do Estado, as comunidades afrodescendentes e a comunidade intelectual e acadêmica, além de realizar um balanço sobre as ações relativas a esta temática. Por isso a contribuição brasileira está sendo tão esperada.
A partir daí, o governo mexicano pretende elaborar uma agenda mínima para a inclusão e o bem estar social das pessoas afrodescendentes em todos os âmbitos da vida pública, que permita avançar nas recomendações do Comitê para Eliminar a Discriminação Racial (CERD-ONU) para o estado mexicano. O fórum trabalhará com dois eixos temáticos: a visibilização e reconhecimento dos direitos dos afrodescendentes no México, e a construção de una agenda comum para avançar no cumprimento das recomendações do comitê CERD –ONU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário