quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Brasil sediará, em dezembro, próxima Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul


Brasil sediará, em dezembro, próxima Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul

Brasil sediará, em dezembro, próxima Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul  De 3 a 5 de dezembro, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), presidirá a segunda Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul (RMAAM). 
Este encontro terá sede em Brasília, em razão de o Brasil ocupar a presidência pro tempore da RMAAM. Além da ministra brasileira, participarão as representantes dos estados-parte do Mercosul e de estados associados.
 
No dia 3 de dezembro, ocorrerá a reunirão das mesas técnicas. A primeira mesa debaterá “violência de gênero” e a segunda tratará do tema “gênero, trabalho e integração econômica”. Nos dias quatro e cinco, será realizado o encontro de ministras e altas autoridades da mulher dos países do Mercosul.
 
A RMAAM foi instituída por decisão do Conselho do Mercado Comum, em dezembro de 2011, com o objetivo de assessorar e propor ao Conselho medidas, políticas e ações no tema da promoção da igualdade de gênero. A RMAAM substitui a Reunião Especializada da Mulher do Mercosul (REM), criada em 1998, e significa o reconhecimento, por parte do Mercosul, do status ministerial das políticas para as mulheres na região com o fortalecimento dos organismos governamentais de políticas para as mulheres e das importantes conquistas no campo da promoção da igualdade de gênero. 
 
A primeira reunião da RMAAM ocorreu em maio de 2012, em Buenos Aires, na Argentina. Na ocasião, o Brasil esteve representado pela secretária-executiva da SPM, Lourdes Bandeira. 
 
Entre os resultados do encontro, as ministras e altas autoridades da mulher acordaram instituir uma comissão integrada por representantes dos Estados-membros, para elaborar um documento que defina as linhas das políticas de igualdade de gênero no Mercosul e, também, a readequação do regimento interno de acordo com a nova hierarquia, Reunião de Ministras, e não mais Reunião Especializada. 
 
A RMAAM acontece a cada semestre e a sua coordenação segue a ordem de alternância semestral da presidência pro tempore do Mercosul. 
 
Confira mais informações sobre a RMAAM no endereço: www.mercosurmujeres.org/pt/
 
Fonte: OBS. Genero e Raça


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS