sábado, 15 de janeiro de 2011

Secretaria da Cultura requalifica museu do Ilê Axé Opô Afonjá

 SALVADOR
Mãe Stella de Oxossi
O museu do terreiro será reaberto em fevereiro


Márcio Meirelles, secretário de Cultura do Estado e técnicos da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac/Secult), visitaram, na manhã desta quarta-feira (12), as obras do Museu Ilê Ohun Lailai, no terreiro de candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, localizado no bairro do Cabula, em Salvador.
Durante a visita, o secretário Meirelles destacou: “O Afonjá é um patrimônio brasileiro conhecido internacionalmente. Requalificar esse museu, com o restauro de suas peças, é uma prova de que esse governo apoia o povo do candomblé, porque reconhece nesse espaço, um local de valorização da cultura africana e de luta pela cidadania”, disse.
O Museu Ilê Ohun Lailai (Casa das Coisas Antigas, em Yorubá) será reaberto no mês de fevereiro deste ano, e terá o acervo restaurado, tendo mais de 750 peças ligadas aos rituais, ao cotidiano e às figuras importantes da centenária casa.
Inaugurado em 1910 por Eugênia Anna dos Santos, mais conhecida como Mãe Aninha, o Opô Afonjá foi tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tornando-se patrimônio histórico e artístico nacional.
Além da fundadora, as quatro ialorixás Mãe Bada, Mãe Senhora, Mãe Ondina e, atualmente, Mãe Stella de Oxossi, estiveram à frente do candomblé de São Gonçalo em seus primeiros 100 anos, preservando todo o legado ancestral.
Fonte: Correio

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS