sábado, 29 de janeiro de 2011

Pequenos empregadores consideram o local de trabalho precário



Dos brasileiros que trabalham por conta própria ou que são pequenos empregadores, 59,2% consideram o local de trabalho precário, sendo que esse locais são a própria casa, o seu veículo, a via pública, entre outros.
Segundo a pesquisa do Sips (Sistema de Indicadores de Percepção Social), divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 19 de janeiro/2011, 30% dos trabalhadores por conta própria e pequenos empregadores possuem pouco controle sobre a duração de seu trabalho cotidiano, sendo que 15,3% afirmaram que não tem controle sobre a jornada de trabalho e 14,7% não conseguem tirar férias.
Ainda de acordo com o levantamento, 10,4% afirmaram que trabalham muito e ganham pouco.
Além disso, 7,4% disseram que a renda é muito instável.
Já 9,5% dos trabalhadores por conta própria e pequenos empregadores afirmaram que têm muitos concorrentes e disputam poucos clientes.

DesempenhoDos participantes da pesquisa, 74,2% disseram que não são prejudicados por nenhum motivo.
Por outro lado, 5,2% afirmaram que seu desempenho é afetado pela falta de capacidade de conseguir crédito.
Além disso, 4% dos respondentes afirmaram que o desempenho é prejudicado pelo fato de serem, eles mesmos, homens ou mulheres, jovens ou idosos, brancos ou negros, portadores de deficiência ou possuidores de algum atributo estético específico.

PesquisaA pesquisa é focada na percepção dos trabalhadores assalariados sobre o respeitos aos seus direitos e às suas condições de trabalho, além da percepção do acesso à qualificação ocupacional.
Para a realização do estudo, foram entrevistadas 2.770 pessoas nas cinco regiões do Brasil.

 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS