quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MANHUAÇÚ / PÉROLA NEGRA


por Monica Aguiar


 As mulheres da cidade de Manhuaçú em Minas Gerais fazem parte do conjunto da militância que luta  diuturnamente para melhoria das  condições sócio econômica das Mulheres  Negras.  
Em especial um grupo cultural de mulheres Negras  Pérola Negra.
o Grupo Pérola Negra vem promovendo várias atividades culturais com belas apresetações de dança afro na cidade de Manhuaçú . Também participam das principais agendas do movimento negro de Minas Gerais.
Pérola Negra é coordenado por  NEGRA JÓ e  tem como principal parceira de luta FATINHA .
Seu principal objetivo é difundir a cultura negra da região,  para todo o estado e Pais em defesa das mulheres negras .

O Pérola Negra faz parte do Fórum Estadual de Mulheres Negras de Minas Gerais

(FOTOS) PARTICIPAÇÃO DO PÉROLA NEGRA NO ENCONTRO DO FÓRUM ESTADUAL DE MULHERES NEGRAS DE MINAS GERAIS 
 





 

 Fatinha Pérola Negra
 









(ESQUERDA) Helena de Conselheiro Lafaiete (DIREITA) Jó Pérola Negra

História

Emancipado em  5 de novembro de 1877, Manhuaçu só passou à condição de cidade alguns anos depois. Nesse período, perdeu uma área territorial que originou mais de 70 municípios da porção leste do estado de Minas Gerais. O primeiro distrito a se emancipar foi Caratinga, em  1890, e os últimos, Reduto e Luisburgo, em 1995. Hoje o município tem 621 km² e continua sendo o maior da microrregião, além de ser polo econômico,de prestação de serviços e oferecer a melhor infraestrutura hoteleira para turismo da região Vertente do Caparaó.
Atualmente, além da sede, os distritos são: Dom Correa, São Sebastião do Sacramento, Vilanova, Realeza, Ponte do Silva, São Pedro do Avaí, Palmeiras do Manhuaçu e Santo Amaro de Minas, com as vilas de Palmeirinhas, Bom Jesus de Realeza.
O nome do município é originado da palavra indígena mayguaçu, que significa rio grande, numa designação dos índios, os primeiros habitantes, ao rio local.
A ocupação e o povoamento da Zona da Mata, onde está Manhuaçu, tem muita relação com os povos indígenas, mas o desenvolvimento do café, sua principal riqueza, aconteceu com grande destaque durante o Ciclo do Ouro. Enquanto as regiões de Ouro Preto,São João del-Rei,Mariana e Congonhas se baseavam na extração mineral, a Zona da Mata se dedicava aos produtos agrícolas, justamente para suprir a demanda dos mineradores.



Um comentário:

cantora Madalena disse...

http://www.youtube.com/watch?v=-UPUSp-chyc&feature=related Olá , eu sou a cantora madalena e já fui membro do coselho negro mg.Gostaria que vocês entrassem em contato comigo,pois quero colaborar nesta luta.
Vejam meus ensaios.
Atenciosamente.Madalena

MAIS LIDAS