quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Brasil e Angola podem ser parceiros na instalação de cabo Submarino

* de  Antonio Lucio

Ministro Paulo Bernardo e o vice-ministro para as Telecomunicações de Angola, Aristides Safeca. Foto: Herivelto BatistaA presença brasileira na República de Angola, cada dia se amplia mais com os constantes entendimentos nos diversos segmentos de atividades na área da indústria, comércio e serviços, através de novas parcerias que se estabelecem, visando o incremento constante das relações bilaterais, de acordo com os entendimentos mantidos no dia de ontem (25) em Brasília, durante encontro do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, com o vice-ministro angolano das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Aristides Safeca e representantes do consórcio angolano Angola Cable e do grupo brasileiro Oi.

A instalação de um cabo de fibra ótica entre Brasil e Angola foi o assunto principal da reunião e o seu custo poderá alcançar até a cifra de U$ 200 milhões, de acordo com a estimativa dos grupos interessados em desenvolver o projeto.
Aristides Safeca, declarou que o projeto está aberto à participação de outros grupos empresariais e que os estudos de viabilidade deverão estar concluídos até ao final do primeiro semestre deste ano.
“Se o estudo demonstrar que o projeto é auto-sustentável, não há necessidade de ter financiamento público. Se chegarmos à decisão de que precisa de um incentivo institucional, podemos estudar mecanismos”, disse o vice-ministro aos jornalistas.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse, por seu turno, que o governo brasileiro dará todo o apoio possível para que o projeto seja concretizado.
A República de Angola está fazendo fortes investimentos, por meio de parcerias público-privadas, no desenvolvimento de projetos de telecomunicações.
No último dia 21, em Luanda, o ministro angolano das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, disse, que a instalação do novo cabo submarino, que ligará a África do Sul a Inglaterra, tendo como ponto de amarração Angola, poderá resolver os problemas das comunicações do país, principalmente as internacionais, quer de dados, de voz e outros.
O cabo será estendido a Angola no próximo mês de fevereiro, mas apenas no primeiro trimestre de 2012 estarão disponíveis os serviços a serem prestados a partir da Estação Terminal pela Angola Cable, gestora do projeto.

Fonte Africas

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS