segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Incitação ao ódio e tentativa de censura por Candidato ao Senado


Vereadora Marta Rodrigues (Salvador)
A vereadora Marta Rodrigues (PT), líder da oposição na Câmara de Salvador, expressou solidariedade ao jornalista Ramon Margiolle, do Site Informe Baiano, que sofreu ataques do candidato ao Senado, Lázaro  (PSC), em vídeo divulgado pelo político.

Para Marta, a postura do candidato evangélico revela uma nítida tentativa de coibir a liberdade de expressão, manifestação do pensamento e de intimidação ao profissional, jogando contra ele os seus possíveis eleitores cristãos ao associa-lo à simbologia do “capeta” e do “demônio”.

“Na religião cristã, o mal e o que é considerado ruim, estão representados nessas figuras. O que o deputado federal faz é um desrespeito, uma calúnia e uma agressão contra o jornalista, que está exercendo sua liberdade de expressão, garantida por lei, por meio do trabalho ao qual cumpre”, disse.

Segundo a vereadora, a fala do candidato promove ainda mais discurso de alienação, ódio e intolerância, inclusive a religiosa. “A tentativa de coibição ao site é um desrespeito com a imprensa de maneira geral. É uma incitação ao ódio e isso não pode ser permitido em lugar nenhum, principalmente dentro da política, que está desgastada e descredibilizada por causa também de posturas como essas. O candidato tem o direito de não gostar, mas não de atacar profissionais,”, pontuou.

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) também emitiu nota de repúdio nesta sexta-feira (24/08), contra as declarações lamentaveis do candidato ao Senado pelo PSC, deputado federal Lázaro.

Nota do SITE Informe Baiano
O candidato ao Senado pelo PSC (Partido Social Cristão), deputado federal Irmão Lázaro, em uma atitude antidemocrática e que não condiz com as práticas cristãs, tenta colocar a população contra o Informe Baiano, um veículo de comunicação sério, que desde a sua fundação, em fevereiro de 2016, adota postura de independência.
O texto, em questão, apenas retrata a possibilidade do PSC retirar a candidatura de Irmão Lázaro ao Senado devido as dificuldades enfrentadas internamente na disputa da chapa proporcional (deputados estaduais e federais). A reportagem cita ainda que o objetivo principal da sigla é “reabrir o dialogo com Neto e Zé Ronaldo”, balançado desde que o partido abandonou o chapão. Portanto, em nenhum momento, afirmamos, como pontuou o candidato, que o mesmo retiraria sua candidatura. Jornalismo especulativo, como bem sabe a maioria dos profissionais de comunicação, é privilégio de quem tem boas fontes e não pode ser confundido com “fake news”.
Atacar e tentar calar a imprensa é uma característica típica de regimes ditatoriais, inaceitável nos dias atuais. A atitude do candidato ao Senado, infelizmente, expõe seu pavor de uma imprensa livre e independente. Lamentavelmente, observa-se que os esforços de Lázaro miram apenas no sonho do poder. Os políticos brasileiros precisam aprender a lidar com democracia e a liberdade de imprensa. A democracia precisa dos jornalistas e do jornalismo. Não existe democracia sem imprensa livre. Isso é um pré-requisito. Não vamos aceitar intimidação, tampouco tentativa de demonizar profissionais. Por fim, vale ressaltar, que a liberdade de expressão e o direito à informação possuem garantia prevista em sede constitucional (art. 5º, IV, IX, XIV e art. 220 da C.F.).

Fontes: informebaiano

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS