Elas ganham espaço no comando
das empresas e
ultrapassam os preconceitos.
por CAROLINE SASSATELLI
As mulheres vêm ampliando seu espaço no mercado de trabalho, mas isto já não
é novidade - e não poderia ser diferente na indústria automobilística. O
setor, historicamente um reduto dominado por homens, rende-se aos nomes
femininos que vêm ganhando os holofotes e ultrapassando os preconceitos. Elas
estão entre 41 a 59 anos .
Conheça algumas delas.
Ana Theresa Borsari, diretora geral da Peugeot, Citroën e DS no
Brasil Trajetória: Advogada formada pela USP, Borsari
ingressou na Peugeot em 1995, passando por vários postos na empresa no Brasil
até deixar, em 2010, o cargo de diretora de Marketing para iniciar carreira
internacional. Foi diretora geral da Peugeot e Citroën na Eslovênia e comandou
a Peugeot no sudoeste da França. Hoje: Ana Theresa retornou ao Brasil e tornou-se a primeira
brasileira a assumir a Direção Geral da PSA, que reúne a Peugeot, Citroën e DS,
em 2015.
Mary Barra, presidente mundial da General Motors Company Trajetória: Engenheira elétrica
formada pelo Instituto General Motors (Kettering University), logo
ingressou na empresa como estagiária. Sua ascensão na companhia ganhou destaque
em 2008, quando tornou-se vice-presidente Global de Engenharia de
Produção. No ano seguinte, foi nomeada vice-presidente Mundial de Recursos
Humanos, cargo que ocupou até 2011, quando foi nomeada vice-presidente
executiva de Produtos Globais e Desenvolvimento. Hoje: Primeira mulher a ocupar o cargo mais alto em uma
montadora global, Mary Barra está, desde dezembro de 2013, à frente da GM.
Ela foi considerada, em 2017, a executiva mais poderosa do mundo pela revista
Forbes.
Alicia Boler-Davis, vice-presidente de Manufatura Global e Relações de
Trabalho da GM Trajetória: Boler-Davis formou-se em engenharia
química pela Northwestern University (EUA) em 1991. Ingressou na GM em 1994
como engenheira de Fabricação e ocupou diversos cargos nas áreas de Manufatura,
Engenharia e Desenvolvimento de Produtos. Em 2012, foi promovida a
vice-presidente de Experiência do Cliente e, dois anos depois, passou a
comandar a área de Qualidade de Produtos em âmbito global. Hoje: Desde 2016 Alicia atua como
vice-presidente executiva de Manufagura Global e Relações do Trabalho da GM e
também é membro do Conselho de Administração da GM Korea. Em fevereiro de 2018,
tornou-se a sexta mulher a receber o prêmio de “Engenheiro Negro do Ano” por
sua contribuição à ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Linda Hasenfratz, diretora-executiva da Linamar Trajetória: Linda
é filha de Frank Hasenfratz, fundador da Linamar – uma das maiores fabricantes
de autopeças do Canadá. Após se formar no Western, ela inicialmente recusou a
oferta do pai para trabalhar no negócio da família. Ingressou na companhia em
1990 como operadora de máquinas. Assumiu a Diretoria de Operações em 1997. Hoje: Em
2002, tornou-se a chefe-executiva da companhia e, hoje, comanda a Produção em
13 países espalhados por Ásia, América do Norte e Europa. Em 2015, foi incluída
no Canadian Business Hall of Fame e venceu o Prêmio Nacional EY de
Empreendedorismo em 2014.
Trudy Hardy, vice-presidente de marketing da BMW da América do
Norte Trajetória: Formada em Ciência e Administração
Comercial na Ramapo College, em Nova Jersey (EUA), Trudy Hardy também fez
especialização em Comunicação Estratégica na Northwestern University. Trabalhou
na Jaguar como executiva de Comunicação (1995-2001) e foi contratada pela BMW
como gerente de Comunicação da Mini em 2001. Dois anos depois assumiu a área de
Marketing Pós-Venda e, em 2005, foi promovida a diretora de Marketing -
ocupando o mesmo cargo na BMW a partir de 2010. Hoje: Desde 2013
ocupa o cargo de vice-presidente de Marketing da BMW norte-americana,
comandando toda a área de Planejamento, Comunicação Externa, Mídia Digital e
Marketing Digital.
Elena Ford, vice-presidente de Comércio Global e Experiência
do Consumidor da Ford Trajetória: Elena Anne Ford-Niarchos nasceu em
Nova Iorque (EUA) e é bisneta do fundador da montadora, Henry Ford. Na área
acadêmica é graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Nova
Iorque. Entrou para a empresa da família em 1995 e, desde então, ocupou
diversos cargos, como diretora de Marketing na América do Norte e diretora de
Estratégia de Negócios e Operação Internacional, dentre outras. Hoje: Foi
promovida a vice-presidente em 2013, primeira mulher da família a ocupar um
alto cargo executivo dentro da companhia. Responsável pelo setor de Marketing,
Vendas e Serviços, ela ainda atua nos conselhos do Instituto Josephine
Ford Cancer e do Hospital Henry Ford.
Linda Jackson, diretora-executiva da Citroën Trajetória: Jackson, que tem MBA na
Universidade de Warmick (UK), é britânica, mas atualmente seu nome está
associado a uma marca francesa. Com início em 1977 na Jaguar, a executiva
ocupou diversos cargos em Finanças e Vendas na MG Rover Europe entre 1977 e
2004. Foi contratada pela Citroën em 2005, onde atuou como diretora de Finanças
e diretora geral da Operação no Reino Unido e Irlanda. Hoje: Assumiu
o cargo de CEO da marca em junho de 2014. Foi eleita a britânica mais influente
no mercado automotivo em 2017 pela Auto Express.
Claire Williams, vice-diretora de equipe da Williams na F1 Trajetória: Claire é filha do fundador da
equipe Williams de Fórmula 1, sir Frank Williams. Formou-se em Ciência
Política, em 1999, na Universidade de Newcastle. Hoje: Em março de
2013, foi nomeada vice-diretora da equipe de corrida Williams F1, mantendo
a responsabilidade pelo Marketing, Comunicações e Comercial. Em 2016 foi
nomeada oficial da Ordem do Império Britânico (OBE).
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