segunda-feira, 27 de agosto de 2018

MULHERES QUE ESTÃO RECONSTRUINDO A HISTÓRIA NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA


Elas ganham espaço no comando das empresas e 

ultrapassam os preconceitos.


por CAROLINE SASSATELLI

As mulheres vêm ampliando seu espaço no mercado de trabalho, mas isto já não é novidade - e não poderia ser diferente na indústria automobilística. O setor, historicamente um reduto dominado por homens, rende-se aos nomes femininos que vêm ganhando os holofotes e ultrapassando os preconceitos. Elas estão entre 41 a 59 anos .
Conheça algumas delas.

Ana Theresa Borsari, diretora geral da Peugeot, Citroën e DS no Brasil Trajetória: Advogada formada pela USP, Borsari ingressou na Peugeot em 1995, passando por vários postos na empresa no Brasil até deixar, em 2010, o cargo de diretora de Marketing para iniciar carreira internacional. Foi diretora geral da Peugeot e Citroën na Eslovênia e comandou a Peugeot no sudoeste da França.  Hoje: Ana Theresa retornou ao Brasil e tornou-se a primeira brasileira a assumir a Direção Geral da PSA, que reúne a Peugeot, Citroën e DS, em 2015. 

Mary Barra, presidente mundial da General Motors Company Trajetória: Engenheira elétrica formada pelo Instituto General Motors (Kettering University),  logo ingressou na empresa como estagiária. Sua ascensão na companhia ganhou destaque em 2008, quando tornou-se vice-presidente Global de Engenharia de Produção. No ano seguinte, foi nomeada vice-presidente Mundial de Recursos Humanos, cargo que ocupou até 2011, quando foi nomeada vice-presidente executiva de Produtos Globais e Desenvolvimento. Hoje: Primeira mulher a ocupar o cargo mais alto em uma montadora global, Mary Barra está, desde dezembro de 2013, à frente da GM. Ela foi considerada, em 2017, a executiva mais poderosa do mundo pela revista Forbes.

Alicia Boler-Davis, vice-presidente de Manufatura Global e Relações de Trabalho da GM Trajetória: Boler-Davis formou-se em engenharia química pela Northwestern University (EUA) em 1991. Ingressou na GM em 1994 como engenheira de Fabricação e ocupou diversos cargos nas áreas de Manufatura, Engenharia e Desenvolvimento de Produtos. Em 2012, foi promovida a vice-presidente de Experiência do Cliente e, dois anos depois, passou a comandar a área de Qualidade de Produtos em âmbito global. Hoje: Desde 2016 Alicia atua como vice-presidente executiva de Manufagura Global e Relações do Trabalho da GM e também é membro do Conselho de Administração da GM Korea. Em fevereiro de 2018, tornou-se a sexta mulher a receber o prêmio de “Engenheiro Negro do Ano” por sua contribuição à ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Linda Hasenfratz, diretora-executiva da Linamar Trajetória: Linda é filha de Frank Hasenfratz, fundador da Linamar – uma das maiores fabricantes de autopeças do Canadá. Após se formar no Western, ela inicialmente recusou a oferta do pai para trabalhar no negócio da família. Ingressou na companhia em 1990 como operadora de máquinas. Assumiu a Diretoria de Operações em 1997. Hoje: Em 2002, tornou-se a chefe-executiva da companhia e, hoje, comanda a Produção em 13 países espalhados por Ásia, América do Norte e Europa. Em 2015, foi incluída no Canadian Business Hall of Fame e venceu o Prêmio Nacional EY de Empreendedorismo em 2014. 

Trudy Hardy, vice-presidente de marketing da BMW da América do Norte Trajetória: Formada em Ciência e Administração Comercial na Ramapo College, em Nova Jersey (EUA), Trudy Hardy também fez especialização em Comunicação Estratégica na Northwestern University. Trabalhou na Jaguar como executiva de Comunicação (1995-2001) e foi contratada pela BMW como gerente de Comunicação da Mini em 2001. Dois anos depois assumiu a área de Marketing Pós-Venda e, em 2005, foi promovida a diretora de Marketing - ocupando o mesmo cargo na BMW a partir de 2010. Hoje: Desde 2013 ocupa o cargo de vice-presidente de Marketing da BMW norte-americana, comandando toda a área de Planejamento, Comunicação Externa, Mídia Digital e Marketing Digital.

Elena Ford, vice-presidente de Comércio Global e Experiência do Consumidor da Ford Trajetória: Elena Anne Ford-Niarchos nasceu em Nova Iorque (EUA) e é bisneta do fundador da montadora, Henry Ford. Na área acadêmica é graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Nova Iorque. Entrou para a empresa da família em 1995 e, desde então, ocupou diversos cargos, como diretora de Marketing na América do Norte e diretora de Estratégia de Negócios e Operação Internacional, dentre outras.  Hoje: Foi promovida a vice-presidente em 2013, primeira mulher da família a ocupar um alto cargo executivo dentro da companhia. Responsável pelo setor de Marketing, Vendas e Serviços, ela ainda atua nos conselhos do Instituto Josephine Ford Cancer e do Hospital Henry Ford.

Linda Jackson, diretora-executiva da Citroën Trajetória: Jackson, que tem MBA na Universidade de Warmick (UK), é britânica, mas atualmente seu nome está associado a uma marca francesa. Com início em 1977 na Jaguar, a executiva ocupou diversos cargos em Finanças e Vendas na MG Rover Europe entre 1977 e 2004. Foi contratada pela Citroën em 2005, onde atuou como diretora de Finanças e diretora geral da Operação no Reino Unido e Irlanda.  Hoje: Assumiu o cargo de CEO da marca em junho de 2014. Foi eleita a britânica mais influente no mercado automotivo em 2017 pela Auto Express.

Claire Williams, vice-diretora de equipe da Williams na F1 Trajetória: Claire é filha do fundador da equipe Williams de Fórmula 1, sir Frank Williams. Formou-se em Ciência Política, em 1999, na Universidade de Newcastle. Hoje: Em março de 2013, foi nomeada vice-diretora da equipe de corrida Williams F1, mantendo a responsabilidade pelo Marketing, Comunicações e Comercial. Em 2016 foi nomeada oficial da Ordem do Império Britânico (OBE).

Fonte:revistaautoesporte

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS