quinta-feira, 2 de maio de 2013

I Seminário de Documentação Indígena e Etnohistória





Nos dias 28 e 29 de maio acontece o I Seminário de Documentação Indígena e Etnohistória, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O seminário será realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI/UCDB) como resultado do projeto “Organização, Salvaguarda e Disponibilização on-line do acervo documental sobre os Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul do Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu”, apoiado pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça.
Todas as atividades do evento são gratuitas e os participantes receberão certificados. Para assistir às mesas e conferências não é necessário fazer inscrição. Para participar das oficinas é preciso preencher a ficha de inscrição, disponível no anexo desta notícia, e enviar para o e-mail ctekoarandu@gmail.com. Confira a programação completa:

28 de maio (terça–feira)
8h-9h - Abertura
 - Mesa de abertura
 - Vídeo relatório do projeto “Organização, Salvaguarda e Disponibilização on-line do acervo documental sobre os Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul do Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu”

 9h30-11h30 - Mesa Redonda: Troca de experiências em documentação indígena e desafios
 Coordenação: Dr. Neimar Machado de Sousa (UCDB/UFGD)
 Expositores: Dra.Vera Lúcia Ferreira Vargas (Centro de Documentação Indígena UFMS – Aquidauana); Dr. Antonio Dari Ramos (FAIND/UFGD); Pe. Georg Lachnitt (Diretor do NEPPI/UCDB).

13h-17h30 – Oficina: Utilização do PHL para documentação indígena e etnohistória
 Responsáveis técnicos: Gustavo Costa do Carmo e Arnulfo Morinigo Caballero (Centro de Documentação Teko Arandu/NEPPI/UCDB)
Local: Laboratório de Informática Bloco C sala 09/UCDB
13:00h-15:00h – Turma 1
15:30h-17:30h – Turma 2

 19h-19h30 - Lançamento do livro Ñande Ypykuera ñe’ëngue (antologia guarani) - Pe. Bartomeu Melià.

 19h30-21h30 – Conferência: A Documentação Indígena – Pe. Bartomeu Melià (Cepag/Assunção)

29 de maio (quarta-feira)
8h-10h - Conferência: Etnohistória – Dr. José Ribamar Bessa Freire (UERJ/UNI RIO)
10h15-12h Debate e encerramento do seminário

Nenhum comentário: