quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Pele negra: cuidados no verão devem ser redobrados. Saiba quais são


A pele negra é mais resistente ao sol, mas também mancha.
 Proteja-se!

Com o calor escaldante típico do fim do ano, engana-se quem pensa que, por ter pele negra, está naturalmente protegido contra os danos causados pelos raios solares.
— A pele negra tem uma quantidade maior de melanina. Isso é bom, pois confere maior proteção contra os raios solares, porém, ela mancha com maior facilidade e a remoção da marca é mais trabalhosa — explica a dermatologista Katleen Conceição, da Clínica Paula Bellotti.
Para evitar manchas, não tem segredo, protetor solar é obrigatório:
— Digo aos clientes que é bom usar até mesmo embaixo da calça. As crianças, principalmente, estão mais propensas a picadas de mosquito que podem acabar deixando marcas.A pele negra também é mais sensível a alergias a coisas simples, como detergente e esmalte.
— Aos 19 anos, comecei a ter uma reação alérgica que dava manchas escuras no pesçoco e próximo aos olhos. Demorei seis meses para descobrir que o problema era o esmalte — conta a enfermeira Alana Rozende, de 35 anos, moradora da Ilha do Governador.
Precavida, Alana não sai de casa sem usar hidratante e protetor. 
E você, segue a regra?
Conheça essas e outras dicas abaixo e fique com sua pele linda!

Dicas da doutora

A pele negra costuma ser oleosa, principalmente para as mulheres, pois tem mais glândulas sebáceas. Nos homens, foliculite é mais comum. Para evitar manchas, tome alguns cuidados básicos: . Lave o rosto duas vezes ao dia, usando um sabonete apropriado. . Use filtro solar com fator de proteção número 15, no mínimo. E reaplique de 3 em 3 horas. Não exponha o rosto ao sol.
Quando se machucar, fique atenta, pois as cicatrizes costumam ser mais espessas, alargadas e até formar uma queloide. Para não ficar marcada, use hidratante e protetor.


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS