quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Documentário brasileiro mostra realidade de crianças-escravas do oeste africano


Com a direção do brasileiro Denis Franco Goedert, o documentário Garibous, filmado no Burkina Faso, traz imagens impactantes e entrevistas sobre a realidade de pobreza e escravidão das crianças e jovens do oeste africano. O trailer do documentário já está pronto e o lançamento deve acontecer no próximo mês de março. 

O documentário mostra o cotidiano de crianças escravizadas. Esses menores são doados por seus pais a tutores chamados Marabous com a promessa de cuidado emocional e físico: comida, saúde e hospedagem. A realidade, porém, é bem diferente. Os Garibous passam o dia mendigando, com restrito acesso à alimentação e condições sub-humanas de moradia, além de serem responsáveis por sua propria sobrevivência. 

Mal vestidos, sujos e de chinelos, os pequenos escravos circulam pelas ruas das cidades tentando coletar o valor exigido por seus tutores, cerca de R$ 1,50, e temendo os castigos físicos violentos caso falhem. "Há uma fala de um ex-garibous que diz que o pior de tudo é que não há ninguém para te consolar", comenta o diretor Denis Franco Goedert, que se comoveu com o sentimento de solidão vivido por eles. 

Estima-se que mais de 2 milhões de crianças e jovens vivam nessa situação. Por isso, várias ONGs e grupos humanitários trabalham para denunciar essa realidade para que as leis que resguardam os direitos das crianças e adolescentes sejam cumpridas. 

Fontes: PORTUGAL DIGITAL  / CEERT

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS