2011 foi um ano de muito trabalho e sucesso para o UNFPA, o Fundo de População das Nações Unidas. A organização deu continuidade ao trabalho desenvolvido com parceiros para o alcance do acesso universal à saúde reprodutiva, incluindo saúde materna, o tratamento para fístula obstétrica e o planejamento familiar, além de melhorar a vida de mulheres adultas e jovens de todo o mundo.
Ênfase especial foi dada ao importante trabalho das parteiras e parteiros, que desempenham um papel crucial para salvar vidas e melhorar a saúde materna. O UNFPA também chamou a atenção para a crescente demanda mundial por planejamento familiar e por novas oportunidades para jovens, bem como para a saúde reprodutiva em situações de emergência; outro fato destacado foi a população mundial de 7 bilhões de pessoas - e o que isso significa para cada um de nós. O Relatório sobre a Situação da População Mundial 2011 do UNFPA, que tem como tema "Pessoas e possibilidades em um mundo de 7 bilhões", discutiu, entre outras questões, a necessidade das mulheres, principalmente mulheres jovens, em ter acesso aos mais altos padrões de cuidado em saúde, para que possam exercer seus direitos e dar sua contribuição plena à sociedade.
A organização Women Deliver, grupo que se dedica à ações de promoção e advocacy do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) 5, listou 10 ações que mereceram destaque na área de saúde materna em 2011. A campanha Every Women Every Child do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e as conferências internacionais realizadas fazem parte da lista, que prioriza também várias ações do UNFPA e iniciativas feitas em parceria:
- O Relatório sobre a Situação da População Mundial, que aborda o tema da população de 7 bilhões, e a Campanha 7 Bilhões de Ações; - O lançamento do primeiro Relatório obre a Situação Mundial das Parteiras - A Conferência Internacional sobre Planejamento Familiar 2011
- O aumento da cobertura da mídia global sobre maternidade segura e o ODM 5.
Em 2012, o UNFPA continuará trabalhando para garantir que todas as gestações sejam desejadas, todos os partos sejam seguros e que mulheres e jovens estejam no centro dos esforços de desenvolvimento.
* Confira aqui os destaques da Women Deliver para a saúde materna em 2011:
Confira aqui a Campanha pela Efetivação dos Direitos Reprodutivos das Mulheres e Redução da Morte Materna, lançada em 2009 pelo UNFPA Brasil:
Confira aqui O Relatório sobre a Situação da População Mundial 2011 do UNFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário