segunda-feira, 2 de julho de 2018

Pare de derrubar os comentaristas femininos da Copa do Mundo. Eles sabem as coisas deles

Vamos torcer para que possamos parar de ter essas
 conversas estúpidas comparando homens e mulheres.
Alex Scott Fotografia: BBC / Jon Shard / Jon Enoch / Bryony Shearmur

O futebol pode ter sido brilhantemente moderno, fluido e excitante - mas a conversa em torno da cobertura televisiva da Copa do Mundo foi paralisada no passado. 

Que tanto a BBC quanto a ITV escolheram ter ex-jogadoras experientes da Inglaterra em seus painéis é o mesmo do curso. 
No entanto, o fato de que duas delas -  extremamente talentosas Alex Scott e Eni Aluko - são mulheres parece ter levantado as pessoas. 

Talvez seja porque elas estão mostrando aos homens com o nível de pesquisa detalhada que eles obviamente colocaram em prática.

Não consigo acreditar que ainda estamos tendo esse tipo de discussão - deve ser um não-tópico completo. 
Jacqui Oatley tem sido pioneira para comentaristas e apresentadoras do sexo feminino por vários anos. Eu a conheço bem e lembro-me da violenta reação que recebeu quando se tornou a primeira voz feminina no Match of the Day . Eu me lembro de pensar: 
“Qual é o problema? Ela é boa em seu trabalho? Sim. Ela sabe do que está falando? Absolutamente. Então, qual é o grande problema?
No entanto, o assunto agora está de volta à agenda porque dois dos minhas boas amigas e ex-companheiras de equipe foram uma lufada de ar fresco. Eni e Alex foram fantásticas durante este torneio. Não porque elas são minhas amigas, não porque são mulheres, mas porque são muito boas naquilo que fazem. Todo o debate me lembra de quando as equipes estão procurando por um novo gerente e as pessoas me perguntam quem eu acho que deveria ser, um homem ou uma mulher?
 Minha resposta é simples: a melhor pessoa para o trabalho.

Eni e Alex são carismáticass e sabem do que estão falando. Eu vi o quanto elas se preparam. Elas levam seus trabalhos a sério e isso é óbvio para ver. O que mais você precisa? A minoria de pessoas que tiveram um problema com elas - especialmente alguns jornalistas - está apenas com inveja de não terem sido oferecidos um lugar privilegiado para esta Copa do Mundo. Algumas pessoas simplesmente não aguentam quando alguém está conseguindo algo que não são.
A mídia social pode ser incrível, mas também permite que as pessoas tenham uma plataforma que normalmente não teriam - e algumas coisas absolutamente ridículas foram ditas. 
Estar no Twitter é como dar a estranhos o seu número de telefone - você vê tudo, o bom, o ruim e o feio. Seria bom se certos meios de comunicação não amplificassem isso e parassem de dar a essas pessoas uma plataforma. O que aprendemos de uma entrevista na televisão nacional com uma pessoa dizendo que eles não gostam do som da voz de uma mulher na TV durante o futebol e que isso machuca seus ouvidos?
Sendo uma mulher em um esporte predominantemente masculino, eu tive a minha parte de críticas, mas curiosamente nunca é sobre a minha capacidade de futebol - geralmente é outra coisa - seja sexo, raça ou sexualidade. Não é sobre pessoas tendo que pisar em ovos ou a "brigada politicamente correta" ter um ir. É a minha vida real e acontece todos os dias.
Quero que todas as mulheres, seja na Copa do Mundo ou trabalhando em um supermercado, saibam: "Você não está sozinho, nem todos os homens são sexistas, são apenas os que são ameaçados por você".
Vamos esperar que possamos parar de ter essas conversas estúpidas comparando homens e mulheres. Vamos esperar que os empregos sempre cheguem à melhor pessoa para o trabalho, independentemente do gênero. E vamos aproveitar Eni e Alex, se apresentando no topo de seu jogo - porque você pode ter certeza de que há pessoas esperando por elas falharem. Para elas eu digo: "Elas não vão falhar - e elas estão aqui para ficar".



 Lianne Sanderson é um jogadora de futebol profissional que jogou pelo Arsenal, New York Flash e Inglaterra.


Fonte: Theguardian 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS