quarta-feira, 11 de julho de 2018

CEDEM Debate: - “Movimento Negro Unificado e 30 do Geledés contra o racismo”


Foto Lina Rosa 
por Mônica Aguiar 

No próximo dia 1º de agosto, acontecerá um debate em comemoração dos 40 e 30 anos, de duas grandes entidades do movimento negro brasileiro,  organizado pelo CEDEM - Centro de Documentação e Memória da UNESP  .  

Com tema que abrange  as trajetórias de lutas, conquistas e desafios constantes para as questões de gênero e raça ,  os expositores decorrerão sobre  análise da conjuntura política e social brasileira.


 Hoje, em 2018, nós não vivemos propriamente a ditadura militar, mas temos uma democracia golpeada, fortemente golpeada, pelas mesmas classes burguesas, pelas mesmas elites, em sua maioria homens ricos e brancos, que se empoderaram e põem em curso uma alternativa zero para a maioria da população trabalhadora, para a maioria dos negros e negras. Diante desse quadro de desigualdades sociorraciais agravado pela violência ostensiva do Estado brasileiro, o MNU, 40 anos depois do seu surgimento, continua sublinhando que o racismo e a discriminação racial nesse país somente serão debelados mediante a ampla mobilização nacional de do povo negro na reconstrução, sempre, de novas perspectiva de lutas.   (   trechos da coluna de   Iêda Leal do MNU p/ Geledés em 07/-7/18)


O debate celebrará a trajetória de organização, lutas e conquistas do MNU  com 40 anos e  GELEDÉS com 30 anos,  pelo reconhecimento do negro em sua plenitude.
 A sua transmissão será on-line.

Serão debatedores: - a Professora Mª. Suelaine Carneiro,  socióloga e coordenadora do Geledés Instituto da Mulher Negra, dois dos fundadores do MNU em São Paulo a jornalista Neusa Maria Pereira  e José Adão de Oliveira.

A mediação será perpetrada pelo Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier, 
Assessor da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp, docente da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Câmpus de Bauru; pesquisador do Centro de Estudos Latino Americano sobre Cultura e Comunicação (ECA-USP); Coordena o Núcleo Negro da Unesp para a Pesquisa e Extensão (NUPE) e o Núcleo de Estudos e Observação em Economia Criativa (FAAC-UNESP).

CEDEM - Centro de Documentação e Memória da UNESP tem como objetivo preservar, pesquisar e difundir a memória dos movimentos sociais brasileiros contemporâneos, bem como outras fontes produzidas no âmbito da missão da Universidade: ensino, pesquisa, extensão.

MNU - O Movimento Negro Unificado (MNU) foi lançado no dia 7 de julho de 1978, em um ato público na escadaria do Teatro Municipal, em São Paulo (SP). Desde então, são 40 anos de ação pelo reconhecimento do negro em sua plenitude. O MNU nasceu com o nome Movimento Unificado Contra a Discriminação Racial para desmascarar o racismo velado da sociedade nacional. Representou também um marco na resistência contra a ditadura militar.


GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira. Posiciona-se também contra todas as demais formas de discriminação que limitam a realização da plena cidadania, tais como: a lesbofobia, a homofobia, os preconceitos regionais, de credo, opinião e de classe social.

Debate CEDEM

Ações do Movimento Negro Unificado e Geledés contra o racismo
Data e horário:  dia 1 de agosto, às 18h30, no auditório do CEDEM
Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé);
Informações: (11) 3116–1701
Inscrições gratuitas: http://www.cedem.unesp.br/#!/evento1
Transmissão on-line: https://video.unesp.br/cedem
E-mail: eventos.cedem@unesp.br   
www.cedem.unesp.br  / https://www.facebook.com/CedemUnespOficial

*Certificado de participação a ser retirado durante evento


Fontes: CEDEM /Geledés

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS