segunda-feira, 30 de abril de 2018

Shopping de BH viola Leis e se torna reincidente ao impedir e constranger mães de amamentar

Por Mônica Aguiar

Após reincidência e um ato foi convocado pela
internet dentro do Shopping que fica na região Leste 

Um ato de protesto  pelo direito de mães amamentarem seus filhos dentro das dependências do centro comercial foi convocado pelo Grupo a “Hora do Mamaço” e apoio à Gestante da capital mineira (Gestar), neste sábado (28) dentro do Shopping no bairro Santa Efigênia, na Região Leste de Belo Horizonte, após mais uma mãe ter denunciado o constrangimento causado,  pela segurança do local por amamentar sua filha de apenas 5 meses.

Eu estava acompanhada da minha mãe e da minha irmã. Já estávamos indo embora quando a minha filha começou a chorar muito. Como no dia fazia muito frio, decidi amamentá-la na escadaria, perto da saída. Foi aí que um segurança veio, disse que eu não poderia ficar ali e que eu deveria ir para o fraldário. disse Marina Brandão Braga, 
mãe que denunciou o constrangimento. Ela também participou do “mamaço”.

“Esta é a segunda vez que fazemos um ‘mamaço’ neste shopping . Fizemos um há 30 dias depois de recebermos quatro denúncias de mães que foram coagidas por seguranças. Desta vez, nós decidimos ficar lá até que alguém da administração aparecesse para conversar conosco”, disse Gabrielle.

Gabriele Faria coordenadora do grupo,   lembra ainda que já havia solicitado que o shopping fizesse uma retratação pública com relação aos casos anteriores, mas não obteve retorno. 

Em junho de 2016, foi sancionada a Lei Municipal 10.940/2016 para assegurar o aleitamento, prevendo multa ao estabelecimento que impedir ou constranger a lactante. 
Em dezembro, foi a vez do estado de Minas Gerais regulamentar esse mesmo direito, pela Lei 22.439/2016. 

lei municipal 10.940/2016 prevê multa de R$ 500 aos estabelecimentos que proibirem mães de amamentar na capital mineira. Em caso de reincidência, o valor sobe para R$ 1 mil. A integrante do Gestar e idealizadora do projeto que deu origem à legislação, Gabrielle Faria, disse que esta foi a quinta vez que uma mãe foi constrangida por seguranças do shopping ao tentar amamentar.

Mesmo com tantas  reincidências, em nota, o Boulevard Shopping justifica que “é totalmente a favor da amamentação e defende que toda mãe amamente seu filho.

Fontes: diariodepernambuco/G1

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS