sexta-feira, 27 de abril de 2018

Costa Rica terá Governo Composto com Maioria de Mulheres


O presidente eleito da Costa Rica, Carlos Alvarado, apresentou hoje o seu governo, formado maioritariamente por mulheres, onde se destaca Epsy Campbell, futura vice-presidente, que será a primeira mulher afro-americana a ocupar este cargo no continente americano.

Carlos Alvarado assumira o posto dia 08 de maio e anunciou que o seu  governo será composto por 14 mulheres e 11 homens,  primeira vez na história do país que consolida uma maioria de mulheres na composição de governo, atingindo meta histórica das  mulheres  que lutam  para  composição de governo com paridade de gênero .

"Formamos um gabinete con representantes de diferentes setores e partidos políticos, com uma importante representação jovem e o maior número de mulheres na história do país", escreveu Alvarado no Twitter.

 Epsy Campbell será a primeira mulher afro-americana a ocupar a vice-presidência num país do continente americano.

A futura vice-presidente foi nomeada também para o cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros, sendo a primeira vez que uma mulher exerce este cargo na Costa Rica.
Campbell é economista, ex-deputada, reconhecida política do país e ativista pela igualdade de gênero e defesa dos direitos humanos, especialmente pela não discriminação.

As pastas mais importantes também serão chefiadas por mulheres. Como ministra da Fazenda foi nomeada María del Rocío Aguilar; a economista Edna Camacho como ministra Coordenadora do Conselho Econômico, e Dyala Jimenez será a ministra do Comércio Exterior.

A Costa Rica é considerada um dos países mais progressistas da América Central, com uma taxa de alfabetização de 97,5% e um investimento de mais de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, segundo a Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultural (UNESCO).
O Índice de Desenvolvimento Humano da ONU em 2016 colocou o país na 66.ª posição mundial e no terceiro lugar na América Latina.

Fontes: EFE/DNlusa/UOL


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS