quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

"A igualdade das mulheres ainda não se centra nas mulheres de cor - e precisa"

Por Liv Little

Grã-Bretanha -  Nos anos de 2010, a internet mudou a forma como fazemos campanha e ajudou-me a criar a comunidade gal-dem. Mas ainda há lacunas maciças - o feminismo precisa ser mais inclusivo

tinha apenas 16 anos no início desta década, então a maneira mais fácil para mapear as mudanças nas oportunidades para as mulheres é olhar generacionalmente. Quando falo com minha avó, que veio para o país da Guiana em 1961 , sobre gal-dem - uma publicação que eu funduei, dedicada a apoiar o trabalho criativo das mulheres de cor - e as coisas que estou fazendo, ela provavelmente pensa: " Quando eu estava crescendo, havia sinais de que "Sem negros, sem cachorros". Minha mãe diz que, na vida dele, não houve um melhor momento para viver como uma mulher negra.

Mas ainda há grandes lacunas. Quando você olha a narrativa dominante da igualdade feminina agora, não é uma que se concentra em mulheres de cor. O racismo e a discriminação que enfrentamos agora são mais encobertos. Pense em coisas como a representação de mulheres de cor na academia - nesse espaço, as coisas são semelhantes a como eram quando minha mãe era minha idade. Precisamos começar tentando capacitar as mulheres com o maior número de interseções, em vez de mulheres brancas e de classe média, que provavelmente têm o menor número de lacunas quando se trata de suas oportunidades versus as dos homens brancos. Precisamos fazer melhor quando se trata da inclusão das experiências das mulheres trans e das mulheres que não são cis e validadas.
Existe agora um movimento de pessoas que estão cansadas de ter que implorar para inclusão no movimento feminista mais amplo. Por exemplo, eu consegui criar um espaço no qual eu possa me conectar com outras mulheres de cor. Depois, há organizações maiores que estão tentando ser mais inclusivas, como o Partido da Igualdade das Mulheres .
"Em termos de representação na TV e na mídia, ainda não estamos
" ... Michaela Coel em Chewing Gum. 
Fotografia: Dave King
A tecnologia teve um grande impacto nesta década. Sem a internet, a gal-dem não poderia ter alcançado seu escopo atual. A Internet está fornecendo um espaço para chamar as coisas, como estereótipos negativos das mulheres e, com #MeToo, gritar e gritar a outros. Espero que todas essas palestras e campanhas de conscientização possam colocar tais conversas na vanguarda do discurso na Grã-Bretanha.
Ainda há muitas coisas para consertar. Os cortes estão afetando recursos fundamentais, como os serviços de violência doméstica, que têm um enorme impacto sobre os setores mais pobres da sociedade e as mulheres de cor.
Em termos de representação na TV e na mídia, ainda não estamos lá. Eu sei disso porque, quando vejo uma mulher negra retratada na televisão - por exemplo, Michaela Coel em Chewing Gum - estou tão chocado e feliz. Se eu tiver essa experiência toda vez que uma mulher negra na TV se sente autêntica, não podemos estar perto.
Precisamos chegar a um lugar onde há tanto espaço para mulheres de lixo quanto há para homens de lixo - então estaríamos em algum lugar.
Como disse a Ellie Violet Bramley

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS