terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Movimentos e coletivos feministas protestam no carnaval por direitos das mulheres

Por Mônica Aguiar 

Centenas de coletivos feministas e movimentos de mulheres criam  visibilidade e protestos no  carnaval 2018, por  direitos da mulher, contra a reforma da previdência, contra assédio e a violência de gênero. 

Por ser em maioria desamparadas  das políticas públicas,  milhares de mulheres decidiram que a folia é o melhor momento para cobrar do poder público ações para prevenir todo tipo de violência, combater o racismo e cobrar o aumento das desigualdades socioeconômicas do atual governo brasileiro. 

Para além de confetes e serpentinas, várias frases e cartazes  tomaram as rede sociais e marcam a luta das mulheres nos blocos durante o carnaval, com muitas  reflexões,  como foi ao campanha em de Belo Horizonte: “Não é Não”.  Um recado que aparece em destaques  no corpo das folionas e nas roupas contra o abusos e assédios .

Outras  iniciativas deste ano é a campanha #AconteceuNoCarnaval, “#Carnaval Sem Assédio”, #FoliaComRespeito, em cidades como Recife, São Paulo, Rio de Janeiro,  Porto Alegre, João Pessoa, Campina Grande e Ouro Preto MG. 
Em Vitória a campanha "Sexo sem consentimento é estupro" e "Depois do "Não" tudo é assédio". 
Em Brasília a campanha Folia com Respeito também pregou a união entre as mulheres, com o slogan “Uma mina ajuda a outra”.
O Bloco “Terra à Vista” o tema do bloco, foi  “Daqui não saio! Daqui ninguém me tira!”, um enredo em solidariedade às famílias em situação de risco de despejo. O bloco denuncia que o déficit habitacional ultrapassa 60 mil unidades, a iniciativa fortalece uma luta central: a defesa do direito à moradia.

As mulheres que se sentirem violadas em seus direitos podem fazer as denúncias pelo telefone 180, ou procurar a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, ou se for o caso e seu município tiver um Centro de Atendimento de Referência à Mulher em Situação de Violência  .

Fontes: Fase/Estadão/ Elpaís/EBC


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS