sábado, 20 de abril de 2019

4º Edição da Semana Senac de Leitura abordará "Mulheres na Literatura "

Divulgação

O Senac São Paulo promove a 4º edição da Semana Senac de Leitura.

O tema que norteia toda a programação é Mulheres na Literatura - leitura e escrita que transformam vidas.

A 4º Semana Senac de Leitura começa nesta segunda-feira,( 22),  com o tema "Mulheres na Literatura".  A temática surge a partir dos dados da pesquisa “A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo”, organizada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília (UNB).

Segundo a pesquisa, 70% da produção literária brasileira é escrita por homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo. O estudo analisou publicações de três grandes editoras brasileiras nos períodos de 1965 a 1979, de 1990 a 2004 e de 2005 a 2014 e constata que há pouca representatividade sobre a condição feminina tanto na autoria dessas obras quanto nas narrativas produzidas.

Diante deste contexto histórico e considerando que os livros são retratados a partir da realidade de quem os escreve, este evento visa evidenciar as produções literárias de mulheres.
...........................................

Thais Perez do jornal O Vale fala em sua matéria sobre a semana,  que  pouco se fala sobre autoras negras, que além de representar uma minoria ainda menos expressiva na literatura brasileira, estão representadas como personagens em apenas 5,8% das publicações analisadas até 2014.

Fala da historia da escritora Maria Conceição de Oliveira, uma mulher negra de 65 anos, carrega um livro para todo lugar que vai. Mesmo sendo uma leitura assídua durante a infância, não conheceu nenhum escritor negro, quem dirá uma escritora negra.

Mais tarde, apaixonou-se pela escrita de Carolina de Jesus, autora mineira de "Quarto do Despejo". Nela, encontrou duas coisas em comum: a cor da pele e o desejo incontrolável de contar histórias. "Contar histórias faz parte da memória da mulher negra. Eu cresci ouvindo histórias de minha mãe sobre meu avô escravo", conta Conceição, que participa de uma roda de conversa no evento, nesta quinta, em São José.

Nos seus primeiros escritos, Maria Conceição escutou de outras pessoas que escrevia mal. "Diziam que eu usava muita metáfora. Nós temos uma característica, um ritmo na poesia. É diferente", conta. As críticas não a fizeram desistir de escrever um livro. "Nem liguei. Eu tenho uma necessidade biológica de escrever".

A história do Vale do Paraíba é construída por mãos negras. Uma das regiões mais ricas durante a escravatura no país, o Vale tem cidades que foram construídas pelo mercado de café, um dos produtos mais exportados do país no século XVIII.

A dificuldade das mulheres negras em conseguir ascender na literatura não é apenas sexista, mas histórica, o que por vezes é minimizado nas pautas do próprio feminismo. Solange Moreira, historiadora especialista na diáspora africana na região, afirma que o feminismo ainda precisa prestar atenção nas pautas que permeiam o cotidiano das mulheres negras.
....................................

Em 22 de abril, das 15 horas às 17h30, será realizada no Salão Nobre do Senac São Paulo a mesa-redonda Mulheres na Literatura: leitura e escrita que transformam vidas. O bate-papo marca a abertura da Semana Senac de Leitura 2019 .

A atividade integra a programação da unidade 24 de Maio. Clique aqui e faça a sua inscrição para participar.

O evento vai ate o dia 26, que terá exposições, rodas de conversa, palestras, trocas de livros em todas as unidades do Senac São Paulo, incluindo São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba e Guaratinguetá.


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS