sexta-feira, 15 de março de 2019

OLINDA - Palestras e oficinas debaterá empoderamento e dignidade das mulheres

Foto: Shilton Araujo/Esp.DP /Diário Pernambuco

Temas como:- Violência doméstica, os desafios da família monoparental, ciberativismo na contemporaneidade, o empoderamento feminino e os desafios da mulher na carreira jurídica serão objeto de debate.

Acontecerá em Olinda, no dia (18), o Seminário “Mulher, poder, justiça e cidadania”, na Faculdade de Olinda (Focca)  e será aberto ao público.

Serão realizadas palestras e oficinas, com temas de pautas da luta das mulheres: - a violência doméstica e familiar, rede de proteção estatal à mulher, desafios da família monoparental, movimentos sociais,  ciberativismo na contemporaneidade, empoderamento feminino,  desafios da mulher na carreira jurídica e  direitos sexuais e reprodutivos, sob a perspectiva da saúde sexual e reprodutiva.

Também será lançado o vídeo da campanha de solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero, intitulado #ElesPorElas.

A abertura esta marcada para acontecer às 8h, será proferida pela juíza da vara de violência doméstica e familiar contra a mulher, Ana Cristina Mota e pela desembargadora, Daisy Andrade, presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPE. Ambas vão falar sobre a rede de proteção a mulher nas questões de violência doméstica e familiar.

As 9h às 11h30, terá início as oficinas sobre “Violência contra as mulheres”, trazendo um diálogo sobre as diversas expressões da violência contra a mulher, suas tipificações e legislação para coibir e enfrentar a violência e a importância da rede de proteção.

A oficina sobre “Movimentos sociais de mulheres na era do ciberativismo”  vai evidenciar os elementos que perpassam esse movimentos, a partir do resgate de pautas, marchas e demandas publicadas nas redes sociais e que ganharam repercussão mundial. Além dessas, as oficinas “Representação social do feminino” e “A mulher e o mercado de trabalho”.

As presentes terão a  oportunidade de participar de outras 3 oficinas que são: “Direitos sexuais e direitos reprodutivos para mulheres”, “Família monoparental com chefia feminina em destaque”, e por fim, “Violência contra as mulheres”. As facilitadoras desta oficina,  são alunas do curso de Direito da Focca e professoras do curso de Serviço Social da Unisãomiguel.

Além das oficinas serão oferecidos serviços como:-  aferição de pressão arterial e glicerina capilar, massagem e limpeza de pele , com  o apoio da Secretaria de Saúde Municipal de Olinda.

O que tudo indica que o encerramento a noite, às 19h, se dará com palestras das advogadas, Andrea Almeida Campos, professora de direito da Unicap e conselheira da Cátedra Unesco/Dom Helder Câmara de Direitos Humanos; e Fabiana Leite, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/PE, que vão falar sobre o empoderamento da mulher no âmbito profissional e os desafios que enfrentam na carreira jurídica da contemporaneidade.

Serviço
Seminário “Mulher, poder, justiça e cidadania”
18 de março | 8h
Faculdade de Olinda - Focca (R. do Bonfim, 47 - Carmo, Olinda – PE)


Fonte : Diariopernambuco/Tecdefense

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS