segunda-feira, 25 de março de 2019

DEPUTADA NEGRA DANI MONTEIRO FOI IMPEDIDA DE USAR ELEVADOR


Segurança barrou Dani Monteiro mesmo depois de 
dizer que é parlamentar

Na véspera do dia Internacional Contra a Discriminação Racial,(21), a deputada estadual Dani Monteiro (PSOL-RJ) teve sua entrada barrada  no elevador de uso exclusivo dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Dia a 21 fecharam elevador em sua cara . 

— Existe um elevador reservado para deputados e, quando eu fui entrar nele, o segurança foi me encostando para fora sem nem olhar para minha cara. Confusão pode acontecer, afinal somos 36 novos deputados. Mas eu sou a única jovem, negra, com cabelo colorido, e eles recebem um documento com as nossas caras. 

Difícil não reconhecer. Quando falei sobre isso com deputados, nenhum homem branco disse ter sofrido o mesmo. Agem como se eu não pudesse ser deputada, como se meu local somente fosse com uma vassoura na mão — relata Dani Monteiro.

Em nota, a Alerj afirmou que “vem trabalhando num projeto para melhorar o atendimento ao público interno e externo”.

No twitter  a jovem Deputada Dani manifestou:
Apesar da indignação e do constrangimento, sei que essas manifestações são reflexo de um racismo enraizado nas instituições desse país. Abolimos a escravidão há 130 anos. 
Somos o país mais enegrecido do mundo fora da África. 
Negros e negras são a maioria da
população brasileira.

A deputada diz que desde o primeiro dia de mandato sofreu discriminação racial em dependências da Alerj. Ao levar funcionários de seu gabinete para exame admissional, errou o prédio onde eles seriam realizados e questionou  o segurança sobre o local correto. 

No diálogo, ela lembra as palavras agressivas ditas a ela e sua equipe:
— Entrei, por engano, no prédio da Escola Legislativa e o questionei se ali era onde fazia o exame admissional. O segurança se sentiu tranquilo para falar com a gente que ali era “só exame de DNA”. Não tinha entendido, mas ele continuou pegando o cassetete e batendo na mão: “aqui a gente bate até sair o DNA”.

Os relatos já tinham sido passados pela deputada para os setores de segurança da Casa, mas as respostas de resolução não foram cumpridas, segundo ela.

— Toda vez a segurança fala que não vai acontecer e acontece. Por isso, solicitamos a formação com todos os profissionais da Casa. Temos que deixar de naturalizar que o lugar do negro é o do cafezinho, limpando o chão. Em um elevador de serviço, ninguém ia me barrar —  critica Monteiro.

Ainda assim, somos vistos como INTRUSOS nas Casas Legislativas desse país. É uma democracia onde o povo é estranho. (twitter da Deputada)

Em seu primeiro dia, do exercício de seu mandato, a Deputada Dani Monteiro sofreu ameças. Teve o vidro traseiro do seu carro que estava estacionado no espaço de vagas oficiais do Palácio Tiradentes, pichado .


Fonte de origem (O Globo, 22/03/2019)
Fontes informativas: Twitter da Deputada Dani Monteiro
Revista Fórum/Agência Patrícia Galvão/

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS