sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Saúde da mulher negra é foco da campanha Outubro Rosa das Rosas

Saúde da mulher negra, esse é o tema principal da campanha Outubro Rosa das Rosas, que acontece em 28 de outubro, domingo, do meio-dia às 19h, na Unibes Cultural.
Com entrada gratuita, a mescla entre movimento e evento busca sensibilizar a comunidade para os cuidados com a doença e a importância do diagnóstico precoce, da autoanálise, do diagnóstico e do autocuidado. 
Durante oito horas, a iniciativa oferece palestras, banco de mechas, atrações culturais, oficina de turbante, espaço infantil, entre outras atividades.
“Relacionada ao câncer de mama, a campanha Outubro Rosa ocorre desde 2002 no Brasil.  Estatisticamente, esse grupo é o mais afetado pela doença”, explica a organização.
As mulheres negras tem maior incidência de câncer de mama na pré-menopausa , antes dos 40 anos,  é a maior causa de morte nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 522 mil mortes estimadas por ano.

" ....A recomendação do Ministério da Saúde segue os padrões de saúde pública do Reino Unido, Bélgica, Suíça e outros países europeus, mas diverge de pesquisas recentes realizadas no Canadá e nos Estados Unidos. 
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a realização anual de mamografia a partir dos 40 anos de idade, já que segundo a entidade, 25% dos diagnósticos de câncer no Brasil acontecem  em pacientes nessa faixa etária.(  Fonte parágrafo Geledés)...."

Dada a relação direta entre cor e pobreza, as mulheres negras normalmente dependem do SUS (Sistema Único de Saúde) para atendimento e diagnostico. As campanhas de prevenção não chegam com facilidade e instruções sobre o auto exame também são distantes. 
Motivo da atividade esta sendo vista como pioneira, um ponto positivo dentro da campanha do Outubro Rosa.

Além das ações para chamar  a atenção sobre o cancer de mama, é preciso reforçar as formas de prevenir o câncer de mama. Além de manter os exames preventivos em dia, outras medidas são importantes como manter o peso, se exercitar regularmente, restringir o consumo de álcool, largar o cigarro e adotar uma alimentação mais saudável.

 Vale lembrar ainda de conversar com a família para investigar casos da doença e informar ao médico.

 O Outubro Rosa chegou. A campanha, criada em 1990 em Nova York tem o objetivo de conscientizar mulheres do mundo todo a fazer exames de rotina para auxiliar na prevenção do câncer de mama.
SERVIÇO
DATA: 28 de Outubro/2018
HORÁRIO: 12 as 19 horas 
 LOCALUNIBES CULTURAL 
ENDEREÇO: Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do Metrô, na Linha 2-Verde) | Sumaré | São Paulo 
TELEFONE(11) 3065-4333


Fontes : Unibes/Rd Quilomba 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS