terça-feira, 9 de outubro de 2018

Eleições 2018 : "Mulheres Negras eleitas no Brasil "


Por Mônica Aguiar 

O número de deputados negros (soma de pardos e pretos, segundo critério do IBGE) cresceu quase 5% na eleição de 2018 na comparação com 2014, mas o grupo continua 
sub-representado na Câmara dos Deputados e nas Casas legislativas 
em relação  ao tamanho da população.  

RIO de JANEIRO : Quatro amigas e ex-assessoras da vereadora Marille Franco assassinada no Rio,  vão ocupar, agora, três cadeiras na Assembleia Legislativa e uma na Câmara.

Talíria Petrone, Renata Souza, Mônica Francisco e Dani Monteiro, eleitas pelo PSOL,  todas militantes,  pautam bandeiras de luta que Marille carregava. Contra genocídio da juventude negra em defesa das mulheres negras.  
Para Talíria, a eleição de mulheres negras, vindas de favelas, é uma resposta política a um ‘crime político’. “As urnas mostraram uma indignação com este momento que vivemos, de retrocesso”. 
A parlamentar também aponta uma sub-representação de mulheres negras no Parlamento.
 Não somos maioria na Câmara, mas somos a maioria do povo”. 

Talíria foi a 9.ª deputada federal mais votada no Estado, somando 107.317 votos válidos, 1,39%). As ativistas Renata (63.937), Mônica (40.631) e Dani (27.982) ocuparam, respectivamente, a 9.ª, 28.ª e 48.ª posições na Assembleia.

 Afora a enfermeira Rejane, eleita na 39.ª colocação, as três deputadas estaduais ligadas à Marielle foram as únicas a se autodeclararem pretas. Na Câmara, além de Talíria, somente a deputada federal Rosângela Gomes afirma-se negra. Ela foi eleita com 63.952 dos votos válidos e ficou na 17ª posição. Após fechamento das urnas, as deputadas estaduais manifestaram-se no Twitter.

“Honramos a memória de Marielle Franco. Sou uma das três mulheres negras do PSOL eleita para a Alerj. Nunca mais estaremos sozinhas nos espaços de poder.”, afirma Renata. 

“Foi só o começo de algo que a gente já começou há muito tempo, de uma nova política que tentaram silenciar e não conseguiram”, pontua Dani. 


Benedita (PT) foi reeleita no Rio Deputada Federal - Política ativista do Movimento Negro e Feminista, Benedita Souza da Silva Santos foi a primeira senadora negra do Brasil. Natural do Rio de Janeiro, Bené, como ficou conhecida, começou a trabalhar desde menina: vendeu limão e amendoim, foi operária fabril e entregava a roupa lavada e passada por sua mãe.

NO PAIS 


BAHIA  


Olívia Santana (PCdoB), de 51 anos, foi a primeira mulher negra eleita para a Assembleia Legislativa da Bahia Com 57 mil votos.



MINAS GERAIS 



Vereadora mais votada de Belo Horizonte em 2016, Áurea Carolina (PSOL) foi eleita deputada federal. Escolhida por 162.740 pessoas, a parlamentar foi a mulher com maior número de votos para o cargo em Minas Gerais.


Andrea de Jesus (PSOL) -  17.689 votos( Mulher Negra de Ribeirão das Neves é  advogada popular/ assessora no Gabinetona de Aurea Carolina Vereadora/ Presidenta da Comissão de Igualdade Racial OAB seccional Neves , Conselheira Municipal do SUAS, da Igualdade Racial, do idoso e da mulher ). 






Leninha ( PT) – 51.407 votos  (Mulher negra, coordenou as pastorais sociais pela Arquidiocese de Montes Claros, economia solidária) 


SÃO PAULO 



Leci Brandão : Eleita pelo PCdoB, Cantora, compositora e umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira.



Erica Malunguinho, primeira mulher trans a ser eleita deputada estadual no País, com 55.223 votos válidos em São Paulo (74ª).



RORAIMA


Advogada Joenia Wapichana será a primeira mulher indígena da história na Câmara dos Deputados. Ela também é considerada a primeira indígena a se formar em direito no país. ela tem 43 anos e coleciona feitos inéditos.




DESIGUALDADES 
O número de deputados negros (soma de pardos e pretos, segundo critério do IBGE) cresceu quase 5% na eleição de 2018 na comparação com 2014, mas o grupo continua sub-representado na Câmara dos Deputados em relação ao tamanho da população. 

Dos 513 deputados eleitos no último domingo (7), 385 se autodeclaram brancos (75%); 104 se reconhecem como pardos (20,27%); 21 se declaram pretos (4,09%); 2 amarelos (0,389%); e 1 indígena (0,19%).

Em relação às eleições de 2014, o número de deputados negros (pretos mais pardos) subiu cerca de 5%, representando 24,36% da composição da Câmara. Em 2014, dos 513 deputados eleitos, 410 se autodeclaravam brancos (79,92%), 81 se diziam pardos (15,78%) e 22 pretos (4,28%). Os negros representavam, portanto, 20,06% dos deputados.

* Em construção. Esta matéria poderá sofre alterações conforme confirmações do TSE.  

Fonte entrevista RIO : ESTADÃO
Fotos: Grupo Whatsapp Nacional Mulher Negra 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS