segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Mulheres lideram multidões contra Candidato a presidência no Brasil

São Paulo 

Por Mônica Aguiar 

Protestos aconteceram neste sábado(29),  em diferentes cidades do Brasil e em países como Portugal, Alemanha e Suíça.
Os protestos reuniram milhares de pessoas em mais de 10 estados. Segundo coletivos que ajudaram a organizar os atos. São Paulo, Rio e Recife, Belo horizonte foi onde concentraram mais de 150 mil mulheres por capital .


GOIANIA
As mulheres se tornaram um empecilho ao crescimento das intenções de voto do candidato à presidência pelo PSL JB.  
Além de uma mobilização massiva nas redes sociais, com mais de 2,5 milhões de seguidoras reproduzindo a hashtag #EleNão,  atos públicos tomam as ruas de diversas cidades do Brasil – e de outras partes do mundo – neste sábado (29).


Desde o início da campanha, o Candidato do PSL JB, se envolveu em discussões públicas com mulheres promovendo declarações machistas, racistas, preconceituosas, criando revolta nas mulheres, que estão em maioria chefe de família no Brasil e  são em maioria eleitoras aptas a votar nesta eleição.

RECIFE
A manifestação convocada no Facebook,  teve a capital paulista, como termômetro dos protestos no Brasil, reuniu centenas de milhares de pessoas, certamente 200.000, no maior protesto popular registrado desde setembro de 2016.

As mulheres candidatas a presidência e vices, candidatas governadoras e vices, candidatas a deputadas federal e estadual, candidatas a  senadoras que são  comprometidas com a luta das mulheres estiveram presentes nos atos que aconteceram nas capitais do Brasil .
Em São Paulo Marina Silva(REDE), Vera Lúcia(PSTU), Manuela D’Ávila (PCdoB) Vice do candidato a presidência Haddad(PT), Katia Abreu(PDT) da chapa Ciros Gomes , Sônia Guajajara (PSOL) vide de Guilherme Boulos.   

PARIS 
Ouvem registros também de protestos em várias cidades no mundo:-  Berlim, Cidade do Cabo, Nova York, Londres, Lisboa, Paris, Barcelona e Cidade do México, onde  milhares de mulheres reunidas  postaram suas  fotos  em redes sociais,  demostrando sua organização e indignação usando   faixas com a hashtag #elenão e com frases contra o machismo e a homofobia, além de usarem roupas e balões roxos, cor que marca a luta das mulheres no mundo.

 No Brasil:- Rio Grande do Norte, Paraná, Minas Gerais e Goiás, começaram a se movimentar às 12 horas, as outras capitais do país foram às ruas por volta das 15h.

Com a marcha deste sábado, as mulheres demostraram unidade e  seu valor na sociedade. Concentrou em um único ato  toda a resistência à retórica antiminorias de Bolsonaro. 
Foi a maior manifestação de mulheres na história do Brasil e  também uma das maiores manifestações contra um candidato a presidência da republica da história.

RIO de JANEIRO
Bandeiras de arco-íris, da comunidade LGBTQ, se uniu as bandeiras do movimento negro e das mulheres negras ao público geral em apoio à pauta das mulheres e à aversão ao presidenciável do PSL.

As expressões "ele não", "machistas, racistas, não passarão" , apareceram em todas as manifestações no Brasil. 

Vestidas com camisetas  lilás, corpos e rostos pintados, estandartes, faixas ao som de batuques organizado pelas próprias mulheres,  demostraram que a  misoginia,  manifestações de que induzem a violência contra a mulher,  não serão mais aceitas,  nem muito menos,  defesas de posturas fascistas,  opressoras ,  racistas , homofóbicas e sexistas.  

BELO HORIZONTE/MG
As mulheres também manifestam contra as declarações polêmicas e controversas do Candidato a presidência, consideradas um retrocesso diante as conquistas obtidas:- no  combate à violência contra mulher, participação na vida politica, representação nos poderes, combate ao racismo; igualdade e oportunidade no trabalho, defesa da democracia e dos direitos humanos,  dentre outras bandeiras.

Para as criadoras da página o ato organizado por mulheres que se conheceram no grupo 'Mulheres Unidas Contra Bolsonaro' foi um grande sucesso. Segundo elas, a ideia que surgiu de forma espontânea foi e "está sendo construídas por ativistas, militantes políticas que apoiam candidatos e candidatas e que assumem suas posturas políticas com respeito".( em El país)

O deputado federal e candidato a presidência do partido PSL, tem uma taxa de rejeição de 46%, entre o eleitorado feminino chega a 52%. 
Segundo dados levantados pela BBC News Brasil desde o fim da ditadura militar, nunca houve uma diferença tão grande no voto de homens e mulheres.

Nas matérias da página do El País,  muitas declarações por que não votar no deputado :  Conforme Eç“Ao longo dos últimos anos, as mulheres lutaram e conseguiram o básico, o mínimo de seus direitos. Não podemos perder esse mínimo para o Bolsonaro”, disse a estudante de direito Isadora Alexandre, de 20 anos, 
 “Na minha faculdade, vemos as salas lotadas de mulheres em sua maioria, mas os que ensinam, os professores, são, na maior parte das vezes, homens. Isso é bastante revelador de uma sociedade não igualitária e machista”, diz.

 “A mulher tem muito poder e temos de saber falar não e não nos sentir pequenas”, refletia R., uma vendedora de camisetas com a inscrição #Elenão, que estava na marcha para complementar sua renda como diarista.


PESQUISA REJEIÇÃO DA S MULHERES  

A uma semana do primeiro turno das eleições presidenciais e estaduais, quase cem por cento das mulheres (94%) afirmam não se sentir representadas pelos políticos em exercício. Pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, sobre o que pensam as eleitoras brasileiras, aponta mais: 95% delas acreditam que deveria haver mais mulheres na política.

Na pesquisa, vê-se que mais da metade das mulheres (72%) se interessa em algum grau por política, e 55% concordam que a política é o melhor caminho para elas sofrerem menos preconceito. Entre as eleitoras, 76% concordam que seu voto pode fazer a diferença no país.

A grande maioria (90%), no entanto, está desacreditada: elas não confiam que os políticos pensem nas necessidades da população para tomar suas decisões. 
E 93% discordam que os políticos atuais procuram ouvir os brasileiros.


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS