sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Mulheres Negras marcam presença no X COPENE

Por Mônica Aguiar 

Da esquerda para direita: Marta Cezária, Dra. Lorena,
Meirielle, Mônica Aguiar, Ieda Leal  
O X Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros ocorreu entre 12 a 17 de outubro, na UFU, em Uberlândia MG.  
Foi a primeira vez que o evento ocorreu na cidade e reuniu mais de 2.500 participantes entre brasileiros e países como Colômbia, Argentina, Angola, Moçambique e Portugal. 

Temas relacionados a conjuntura, diálogo com povos africanos, foi pauta e motivaram grandes debates.

As reflexões acerca das temáticas, ocorreram em variadas áreas do conhecimento científico e sob a perspectiva da resistência, do enfrentamento e do combate às diversas formas de racismo, especialmente a segregação dos negros em espaços sociais e na produção acadêmica.

Dra.Janira Sodré e Dra.Lorena, se empenharam com outras lideranças do Encontro Nacional de Mulheres Negras 2018, para garantir no X COPENE, pautas das mulheres negras . 

Atendendo ao convite das pesquisadoras negras Dra.Lorena Souza e Dra. Janira Sodré, estive presente no dia 15, palestrando  na mesa "Mulheres Negras no Brasil em Marcha: recusa em morrer, políticas de enfrentamento à necrofilia, cartografias de resistência e poéticas de bem viver" juntamente com :

Marta Cesária – Bióloga, fundadora do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, Membro do Fórum Nacional de Mulheres Negras, Membro do Conselho Federal de Saúde, Coordenadora do Projeto “Elas Nas Exatas” 
TEMA: Poder e articulação política das mulheres negras; capacitação, produção e divulgação de conhecimento; resistência e lutas pelo bem viver.

Profa. Ieda Leal – Sindicalista, Coordenadora do Centro de Referência em Cultura Negra Lélia Gonzalez, Presidenta Nacional do Movimento Negro Unificado . 
TEMA A experiência do Movimento Negro Unificado no Brasil, a luta histórica pela vida do povo negro, novas configurações da resistência política.

Eu  Mônica Aguiar – Jornalista, colunista, blogueira, Coordenadora Geral do Centro de Referência de Cultura da Mulher Negra , da Rede Nacional de Ciberativistas Negras .
TEMA: O Racismo promovido pelo aparelho institucional do Estado e os dados da violência no Brasil, aspectos da vivência de mães e famílias, encarceramento da população negra, silêncio e medo.

 O Congresso foi organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) com o apoio da UFU e do Consócio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (Coneabs), tem como intuito difundir e valorizar a produção científica de pesquisadores negros/as e de estudiosos/as vinculados/as a essa temática, sob a perspectiva da resistência do enfrentamento e do combate às diversas formas de racismo de forma mais particular a segregação dos negros e negras  nos espaços  acadêmicos. 





Dra. Janira Sodré Miranda : Graduada em História pela Universidade Federal de Roraima (1995), especialista em educação pela PUC São Paulo (1996) e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1999). Foi Visiting School na Florida International University-FIU (2007).
Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/as e do Centro de Estudos Históricos da Igreja na América Latina- CEHILA. 









Prof. Lorena Francisco de SouzaDoutora em geografia humana pela USP. Geógrafa, professora da Universidade Estadual de Goiás. 
Pesquisadora das relações étnico-raciais e de gênero, Coordenadora do Núcleo de Estudos Africanos e Afrodiasporicos da  UEG e membro da Rede Goiana de Mulheres Negras.



Nenhum comentário:

MAIS LIDAS