terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Prêmio para livros que não proponha a violência contra mulher

 Nos livros inscritos no Staunch Book Prize, nenhuma mulher vai apanhar, ser perseguida, explorada sexualmente, estuprada ou assassinada

Fugir à realidade pode ser uma forma de deslealdade, em um momento em que as mulheres são protagonistas de crimes em que são  vítimas.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Bridget Lawless, a criadora da premiação, deu uma justificativa digna de Pollyanna para o seu recorte original.  “Há tantos livros em que as mulheres são estupradas ou assassinadas para que um investigador ou herói possa exibir sua habilidade… Isso tudo é para que autores criem histórias que não precisem se apoiar em violência sexual. Não há outra história além dessa?

O Staunch Book Prize é voltado para escritores de qualquer gênero — feminino ou masculino. O trabalho deve ser inscrito em inglês, mas traduções são aceitas, e o livro pode ter sido publicado até dezoito meses antes do encerramento das inscrições, marcado para 15 de julho — elas começam no dia 22 de fevereiro.

O prêmio, de 2 000 libras (8.800 reais pela cotação de hoje), será pago pela própria Bridget Lawless. O vencedor será anunciado em 25 de novembro.

O prêmio do livro Staunch desqualificará qualquer trabalho que não atenda aos critérios de que nenhuma mulher na história seja "espancada, perseguida, sexualmente explorada, estuprada ou assassinada". Está aberto a histórias em todo o gênero do thriller - crime, psicologia, comédia e mistérios - e obras tradicionalmente publicadas, auto-publicadas e ainda não publicadas.


 Fundada pela  autora e roteirista Bridget Lawless, o prêmio do livro Staunch será aberto às inscrições no próximo mês, com o vencedor a ser anunciado em 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.

Leiam  matéria completa : https://www.theguardian.com/books/2018/jan/26/staunch-prize-launched-for-thrillers-that-avoid-sexual-violence-against-women

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS