quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

A 90ª edição do Oscar é marcada com a 5ª mulher e 5º negro indicados a melhor diretor

MAry J. Blige em cena de 'Mudbound' (Foto: Divulgação)
90ª edição da premiação contou também com primeira indicada em fotografia, primeiro diretor transgênero e primeira negra na categoria de roteiro adaptado

Os indicados ao Oscar 2018 foram anunciados nesta terça-feira (23) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Com isso, é possível destacar alguns marcos nesta 90ª edição da premiação, como a presença da quinta mulher, Greta Gerwig, e do quinto homem, Jordan Peele, na categoria de melhor direção.

5ª mulher indicada a Melhor Diretor
Antes da indicação de Gerwig por "Lady Bird: É hora de voar", apenas quatro mulheres tinham sido indicadas na categoria em seus 90 anos de história:
  • Luina Wertmuller ("Pasqualino Sete Belezas", 1975)
  • Jane Champion ("O piano", 1993)
  • Sofia Coppola ("Encontros e desencontros", 2003)
  • Kathryn Bigelow ("Guerra ao terror", 2008), a única vencedora
5º negro indicado a Melhor Diretor
Já com seu trabalho em "Corra!", Peele se junta ao grupo de outros quatro cineastas negros indicados:
  • John Singleton ("Os donos da rua", 1991)
  • Lee Daniels ("Precious - Uma história de esperança", 2009)
  • Steve McQueen ("12 anos de escravidão", 2013)
  • Barry Jenkins ("Moonlight", 2016), que não venceu como diretor, mas levou a estatueta de melhor filme
Com isso, Peele pode se tornar o primeiro negro da história a ganhar o Oscar de direção. Ele também é a terceira pessoa na história a receber indicações nas categorias de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro em sua primeira produção.

Primeiro transgênero indicado
Há também muitos primeiros. A presença de "Strong Island" entre os documentários torna o cineasta Yance Ford o primeiro diretor transgênero a ser indicado a um Oscar.

Primeira Mulher negra em Roteiro Adaptado
Além dele, mais uma estreia é a da roteirista Virgil Williams, primeira negra na categoria de melhor roteiro adaptado, por seu trabalho com Dee Rees em "Mudbound".

Primeira mulher em Melhor Fotografia
O filme também tem a primeira mulher indicada na categoria de fotografia, Rachel Morrison.

Primeira dupla indicação: coadjuvante + canção
E, se isso não fosse bastante, Mary J. Blige se tornou a primeira pessoa indicada no mesmo ano nas categorias de melhor atriz coadjuvante e melhor canção original, também por "Mudbound"


Outros recordes
Se Meryl Streep já era recordista como atriz com o maior número de indicações, em 2018 ela aumentou a marca para 21 vezes, com seu trabalho em "The Post: A guerra secreta".
Já o maior vencedor na categoria de melhor ator, Daniel Day Lewis, foi lembrado mais uma vez. O protagonista de "Trama fantasma" pode levar a estatueta pela quarta vez por aquele que ele promete ser seu último papel.
Enquanto isso, Denzel Washington, de "Roman J. Israel, Esq.", se torna o 8º ator mais indicado na história (junto de Marlon Brando, Jack Lemomon, Al Pacino, Geraldine Page e Peter O'Toole), com sua oitava indicação – a segunda consecutiva.
E isso vai parecer pouco perto do compositor John Williams, que quebrou o próprio recorde como pessoa viva com o maior número de indicações da história, ao ser lembrado por "Star Wars: Os últimos Jedi". O americano chega a 51 indicações ao longo de sua carreira, atrás apenas de Walt Disney [1901-1966], com 59.

Fonte : G1


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS