sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Alunos de Desing apresentam Marca do Centro de Referência da Cultura Negra em Minas Gerais

A marca produzida tem como elemento central do 
seu símbolo a Mulher Negra
Por Mônica Aguiar 


Marca do Centro de Referencia da Cultura Negra -CERCUNVN
Alunos do Curso de Design Gráfico, estudantes do segundo período na Faculdade do Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, realizou ontem, terça-feira (23), uma noite especial com a apresentação da marca do Centro de Referência da Cultura Negra Venda Nova, que escreve um novo capítulo da história de 15 anos de organização.
Foi uma noite marcada por muitas emoções, demostrando o papel fundamental e o trabalho social da turma coordenada pelo professor Leonardo Drummond Vilaca, ministrador do projeto LAI- laboratório de aprendizagem integrada, com o tema diversidade.
Em todas as falas da equipe composta por Felipe Gonçalves Costa, Iagor Santos Oliveira, Jessika Aparecida Ricardo Silva, Kaio Fernando da Silva, Miller Deivison Raimundo e Thais Angélica Costa Lara, foi possível observar um ponto em comum:- buscar o combate às discriminações e preconceitos existentes, sofridas pelas mulheres negras, reorientando os conhecimentos a fim de garantir em suas peças  publicitárias e marcas,  a valorização, identidade , ancestralidade e resistência da mulher negra.
Marca CERCUNVN (mascote)
A apresentação contou com diversos alunos de designer gráficos inseridos na oficina da plataforma digital,  e com a presença da Direção do Centro de Referência da Cultura Negra Venda Nova, Mônica Aguiar Coordenadora Geral, Juliana Oliveira Secretária Geral, Ângela Almeida Diretora Financeira, Maria Secretária de Mulheres, Naira Maria Secretária de Juventude e Flavia Souza Secretária Social. A Coordenadora do Curso de designer gráfico, Renata Canabrava de Oliveira, presente na atividade ficou emocionada com o resultado dos trabalhos apresentados.
A marca produzida tem como elemento central do seu símbolo a Mulher Negra, que representa a força e cultura. No seu turbante, estão as cores referentes da África empregada de forma que remete a sua origem.
Após apresentação, foi entregue a Direção do Centro de Referência o  Manual da Marca, pela Equipe produtora, com todos os cuidados de orientações para reprodução das peças: Marca de serviço, índices adnkra, papel timbrado, crachá e cartão de visita, a referência( mascote), uniforme e camiseta.
Direção do Centro de Referencia da Cultura Negra
Equipe designer produtora da Marca

Para a Direção da entidade, a equipe apresentou o trabalho superando as próprias expectativas do Centro de Referência da Cultura Negra. Além de ficarmos emocionadas pela beleza do trabalho, o fato dos jovens ter, compreendido o objetivo social e politico,  transcrevendo toda nossa luta em prol da visibilidade da mulher negra, bandeiras de combate ao racismo e conquistas alcançadas pela entidade, nas políticas sociais que garantem o exercício da cidadania, autônomia, oportunidade, e equidade para mulheres negras, marca este momento histórico . 

Miller integrante da equipe de designer gráfico: “ Este projeto me fez adiantar um sonho, que era ajudar alguém que ajuda pessoas com alguma causa social.Tudo começou comigo, vendendo Yakult na rua, onde conheci a Mônica que veio a se tornar minha cliente. Quando comecei a fazer o curso, disse a ela que ainda faria a identidade visual do estabelecimento social dela, como uma forma de ajudá-la a dar um visual mais bonito e profissional a sua empresa, já que ela ajuda as pessoas a mais de 10 anos e não tinha, até então, uma identidade visual. Quando o Leo passou o projeto para a turma, logo vi a oportunidade de ajudá-la e apresentei a causa ao grupo, que a abraçou rapidamente, e damos início ao trabalho mais importante do ano, que era grande e minucioso.
Miller, Jessika, Felipe, Kaio, Thais, Iagor
Aprendemos mais sobre a cultura negra, nos inserimos e entendemos mais ainda sobre acontecimentos do passado e presente, e também em como podemos combater essa desigualdade, tanto de raça quanto de gênero.  Estamos completamente realizados em poder ajudar uma pessoa que faz tão bem a sociedade. 

Jessika integrante da equipe de designer gráficoA experiência com a CERCUNVN (Centro de Referência da Cultura Negra – Venda Nova), deu-me a excelente possibilidade de alargar horizontes, tanto em termos pessoais quanto profissionais”. A interação com as pessoas que possuem diferentes visões para oferecer trouxe uma grande experiência de aprendizagem. Foi-nos permitida uma verdadeira troca de ideias que proporcionaram uma maior partilha de conhecimentos num diálogo intercultural.  Há uma série de elementos dos quais eu tirei mais satisfação. Um deles é, o sentimento quando os requisitos que você criou, resultam em uma solução.  Depois do meu trabalho neste projeto, percebo o quão importante é para todos nós neste dia, entender verdadeiramente as diferenças raciais, bem como conhecer uma realidade única, no que diz respeito ao modo de viver”  

Felipe integrante da equipe de designer gráfico: “ O conhecimento é o ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou da experiência, mediante a isso aprendi desenvolvendo esse trabalho que não somos únicos em nossos pensamentos, tudo envolve outras pessoas, outros sentimentos outras vidas. Chegamos longe com várias ideias várias tecnologias mas não andamos muito quando a questão é o RESPEITO ao próximo, uma coisa simples, de fácil aprendizado, mas difícil de ser praticado. Tenho em mim que ainda chegaremos a esse nível, onde todos serão apenas respeitados e aceitos em meio social”.

Cartaz CERCUNVN
 Kaio integrante da equipe de designer gráfico“ Desde o início, de quando foi dada a proposta em ajudar um centro de referência que luta por uma importante, me chama a atenção pelo fato de poder colaborar por uma causa que precisa de atenção e ser mais difundida na sociedade. Me impressionou ao ouvir as histórias daquelas mulheres que diariamente atendem casos pessoais de discriminação e as consequências do preconceito que a mulher negra sofre. Mais que só pela causa, acalentam não só os casos de desigualdade racial, mas a todos que sofrem preconceitos sexuais e do gênero e que estão fragilizados e precisam de apoio.  Criar uma identidade nova fez a mim e ao meu grupo, nos aprofundar na cultura negra e na causa, buscando compor visualmente no que o centro de referência acredita, desde a logo a todo o design gráfico. No meu caso em especial ampliou meus conhecimentos e fazer um projeto como esses dar certo e valer a pena participar”.

 Thaís integrante da equipe de designer gráfico: Aprendi com o projeto que em equipe tudo pode ser transformado para melhor ou construído em algo novo. O CERCUNVN (Centro de Referência da Cultura Negra de Venda Nova) me mostrou uma visão de outra perspectiva que é a vivência da mulher negra em sociedade, como é importante o combate dia a dia contra o machismo, racismo e qualquer tipo de preconceito e intolerância. É gratificante ajudar um grupo e trazer uma identidade visual para que possa ser melhor reconhecido, e saber que com isso mais pessoas que precisam desse apoio sejam alcançadas. Toda causa social precisa de apoio e quanto mais pessoas envolvidas, maior será a transformação e a imensidão do impacto na divulgação deste projeto. O projeto me trouxe mais conhecimento, experiência  e novas perspectivas sobre diversos temas importantes de serem refletidos e debatidos”.

Mônica Aguiar e a Coordenadora
 do projeto prestança Tatiana 
 Iagor integrante da equipe de designer gráfico: Desde o início do projeto me senti com um enorme prazer de fazer um projeto para uma empresa que tem como foco a proteção das mulheres, mais especificamente mulheres negras. Conheci a representante através de um dos integrantes do grupo e durante a reunião com a mesma, logo percebi suas intenções de ajudar as mulheres negras, seu comprometimento com o projeto e sua relevância no país. Observamos a carência de uma identidade visual geral da empresa, o que seria algo que a ajudaria atingir uma quantidade maior de mulheres que precisam de ajuda. Durante uma das reuniões com a representante percebemos alguns dos problemas que os designer erraram ao realizar algumas peças para publicidade dando inclusive a ideia de racismo em projetos que deveriam ser inclusivos. Particularmente estou ansioso para a entrega do projeto e espero poder representar o projeto de forma grande para que elas possam alcançar o maior número de mulheres possíveis.



A Direção também recebeu dos alunos patrocínios para confecções de parte dos materiais,  que foram doados do Projeto Pretança da Una e Cj Produções Artísticas de Christiano junqueira  . 








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