terça-feira, 1 de agosto de 2017

Mulheres Negras Conquistam Fórum Permanente de Diálogo na Casa Legislativa do Rio

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), pelo Projeto de Resolução 369/2016, que possui co-autoria do dep. Waldeck Carneiro (PT), aprovou a criação do Fórum Permanente de Diálogo com as Mulheres Negras do Estado do Rio de Janeiro na Casa Legislativa. 

O objetivo é estabelecer um canal permanente de diálogo entre a Alerj e os movimentos sociais organizados que representam as demandas, reivindicações e pautas desta parcela da sociedade. 

O Fórum será lançado no Plenário da Assembleia nesta quinta-feira (3), às 9h. "O objetivo é dialogar com o setor para elencar proposições ao Estado do Rio de Janeiro. 

De acordo com Rute Sales, uma das lideranças do movimento negro no Estado do Rio de Janeiro, o empoderamento da mulher negra na sociedade vem sendo engrandecido por meio do fórum. 

“É um forte espaço de debates para a justa luta desta causa”, disse Sales. 

O Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro (FEMN/RJ) foi criado no final dos anos 1980 do século passado como decorrência do processo de mobilização na realização do I Encontro Nacional de Mulheres Negras, realizado em Valença (RJ) em dezembro de 1988.

O FEMN/RJ nasceu com o objetivo de constituir-se em um espaço democrático de discussão e articulação política, para contribuir para o fortalecimento institucional das mulheres negras organizadas em diversos segmentos da sociedade civil. Desde então, o FEMN/RJ tem tido o compromisso de dar visibilidade às conquistas coletivas das mulheres negras e, também, às intervenções de enfrentamento às situações de discriminação racial e racismo que fazem parte, delituosamente, do cotidiano das mulheres negras pelo país.

Fonte:JB

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS