sábado, 5 de agosto de 2017

I COLÓQUIO -"REFLETINDO SOBRE O IMPACTO DO RACISMO NA SAÚDE MENTAL"

Este colóquio tem como propósito discutir as dimensões que envolvem a permanência estudantil de negros, indígenas e demais minorias nas universidades públicas no Brasil, a saber: os aspectos legais e econômicos e os aspectos oriundos da socialização para as relações raciais, de gênero entre outras que numa sociedade estratificada como a brasileira se pauta transversalizados pelos racismos e sexismos.

Trataremos a centralidade da humilhação como elemento fundante do processo de expulsão de indivíduos e grupos das agências de ensino, bem como do adoecimento psíquico.
Assim, a permanência não pode ser entendida e atendida com a distribuição de recursos econômicos.

A permanência deverá se qualificar com o reconhecimento das identidades e atenção aos direitos coletivos das diversas minorias políticas e econômicas. Assim, as ações afirmativas, as cotas e a Política de Nacional de Assistência Estudantil são os frutos, sobretudo, da grande luta dos movimentos negros que institui uma mudança significativa na forma de se pensar a educação brasileira incluindo as identidades marcadas por raça/cor, gênero e sexualidades.

Buscamos reunir neste colóquio, interessados e especialistas na área de saúde e racismo, para repensarmos e buscarmos soluções para o enfrentamento das manifestações discriminatórias e segregacionistas no contexto da universidade, instituição que carrega especificidades que podem facilitar e/ou dificultar os processos de superação das desigualdades.

Este evento se estrutura a partir das várias tentativas de superação das desigualdades raciais, de gênero e sexuais realizadas e em andamento na UNIFESP, neste sentido, consolida o curso Reflexões Sobre o Racismo e Saúde Mental enquanto um momento de capacitação e socialização dos projetos de intervenção propostos nos oito pólos junto a essa temática.

Programação Única – 01 de setembro de 2017


8h00 – ACOLHIMENTO
8h30 - MESA DE ABERTURA
9h00 - MESA REDONDA - PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS:
 ENTRE OS ESPAÇOS DA LEGALIDADE E NORMAS DA SOCIABILIDADE 
11h00/12h00 - CONFERÊNCIA - ENTRE O SEXISMO, RACISMO E HOMOFOBIA: A  HUMILHAÇÃO E O SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO
13h30 – MESA REDONDA - A PERSPECTIVA ÉTNICO-RACIAL NA GESTÃO DA SAÚDE 
MENTAL NA ESFERA PUBLICA
15h00 – PAINEL - SUPERANDO O RACISMO NA UNIVERSIDADE: APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS A PARTIR DO CURSO REFLEXÕES SOBRE O RACISMO E SAÚDE MENTAL
17H00 - LANÇAMENTO DO LIVRO: O RACISMO E O NEGRO NO BRASIL: QUESTÕES PARA PSICANÁLISE - ORGANIZADO POR NOEMI MORITZ KON, MARIA LÚCIA SILVIA E CRISTIANE CURY ABUD (a confirmar)


INSCRIÇÕES: de 02 de agosto a 28 de agosto de 2017

  • LOCAL: Teatro Marcos Lindenberg
  • ENDEREÇO: Rua Botucatu, 862 – Vila Clementino São Paulo



Nenhum comentário:

MAIS LIDAS