Propostas podem ser enviadas por instituições públicas de ensino superior até 25 de maio, pelo endereço http://carloschagas.cnpq.br
Assessoria de Comunicação CNPq
As instituições públicas de ensino superior têm até o dia 25 de maio de 2012 para se inscreverem no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF). Para participar do processo seletivo, o Representante de Iniciação Científica da universidade deve apresentar o Relatório Institucional – no caso das instituições já participantes do Pibic-Af – ou Proposta nova, anexados ao Formulário de Propostas online. Os documentos devem ser enviados, exclusivamente, pela Plataforma Carlos Chagas do CNPq http://carloschagas.cnpq.br/ , link “Novos Usuários”.
O Pibic-AF resulta de parceria entre a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Programa tem como missão complementar as ações afirmativas existentes nas Instituições de Ensino e Pesquisa de natureza pública. O objetivo é ampliar a participação em atividades acadêmicas de iniciação científica dos beneficiários de políticas de ação afirmativa, em especial, as que são destinadas à correção das desigualdades raciais para ingresso no Ensino Superior.
As bolsas destinam-se às instituições públicas que já integrem o Pibic ou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), e que possuam ações afirmativas para a promoção de igualdade de oportunidades para o ingresso de estudantes no Ensino Superior. Outro requisito é o cadastro atualizado no Diretório de Instituições (DI) do CNPq.
Nessa 4ª edição do Programa, as instituições selecionadas distribuirão 800 bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação, válidas por um período de 12 meses. O edital completo e os procedimentos necessários para implementar os benefícios, bem como os processos de acompanhamento e avaliação encontram-se disponíveis nos links: Editais e Normas do portal do CNPq.
Fonte: SEPPIR
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