sexta-feira, 8 de junho de 2018

Mulheres são maioria no Gabinete do novo Governo na Espanha

(Foto: Javier Lizón /AFP)

É a 1ª vez na história do país que as mulheres assumem a maioria dos postos de comando do governo.

O novo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, nomeou seu gabinete nesta quarta-feira (7), com mulheres assumindo a maioria dos postos no topo do governo pela 1ª vez na história do país. São, ao todo, 11 mulheres e 6 homens no gabinete.

O socialista Sánchez chegou ao poder na sexta-feira após uma improvável aliança de partidos nacionalistas e antiausteridade apoiar sua tentativa de destituir o conservador Mariano Rajoy por conta de um escândalo de corrupção envolvendo o Partido Popular.

O Partido Socialista possui somente 84 dos 350 assentos no Parlamento, mas, ainda assim, Sánchez fez suas nomeações predominantemente de dentro de seu próprio partido Psoe.
Ele rejeitou, por exemplo, os pedidos para ceder espaço no governo para o partido de extrema-esquerda Podemos, que com 67 assentos e que foi um apoiador-chave da moção de desconfiança contra Rajoy.

“[O novo gabinete] é pró-igualdade de gênero, intergeracional, aberto ao mundo, mas ancorado na União Europeia”, afirmou Sánchez.

Entre as mulheres de alto escalão nomeadas estão a leal socialista Carmen Calvo, que se torna vice-primeira-ministra; a diretora-geral orçamentária da Comissão Europeia, Nadia Calvino, nomeada ministra da Economia; e a procuradora estadual Dolores Delgado, que se torna ministra da Justiça.

Profissões variadas

Sánchez escolheu de uma ampla variedade de profissões. Ele selecionou um astronauta como ministro da Ciência, uma procuradora estadual especializada na acusação de ataques jihadistas como ministra da Justiça e um negociador do tratado de mudanças climáticas como ministro do Meio Ambiente.

  “Todos são altamente qualificados e trazem uma vocação para serviço público e refletem o melhor da Espanha”, disse Sánchez a repórteres nesta quarta-feira.




Fonte texto :G1 / terra /R7/msn

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS