sábado, 16 de junho de 2018

A primeira mulher negra eleita para a prefeitura de São Francisco,California

London Breed, eleita, fica no cargo até 2020. 

Por Mônica Aguiar

Uma vitória para a representação política de mulheres negras 

Um fato histórico, aos 43 anos, London Breed é a primeira mulher negra eleita para a prefeitura da cidade de São Francisco, na Califórnia, nesta quinta( 14). 

Com o slogan " Uma São Francisco para todos", Breed venceu o adversário Mark Leno com pouco mais de metade dos votos e se tornou a única mulher negra a comandar uma das 15 maiores cidades dos Estados Unidos ,  a segunda prefeita mulher da história de São Francisco – em 1978, a cidade foi governada pela senadora norte-americana Dianne Feinstein.

London Breed é formada em Administração Pública pela Universidade da Califórnia e foi criada em um bairro pobre, conhecido por moradias públicas. 
Mostrou-se honrada e ansiosa para iniciar o seu cargo. A sua eleição envia uma mensagem de esperança à juventude de São Francisco, especialmente a crianças que cresceram pobres como ela.

"Eu cresci em circunstâncias desafiadoras. A mensagem que isso deixa para as próximas gerações é que não importa de onde você vem, não importa o que você decide fazer na vida, você pode ser o que quiser. Nunca deixe as circunstâncias definirem quem você é", disse a nova prefeita, em coletiva de imprensa na quarta-feira (13). 

O jornal San Francisco Chronicle destacou que sua vitória é especial notável porque o 

"exagerado custo de vida expulsou da cidade grande parte da classe média negra".

As estatísticas mostram que a população negra nesta cidade é de apenas 5%, e a maior parte vive em moradias públicas, de acordo com o Chronicle. Dos 41.000 funcionários eleitos nos Estados Unidos, cerca de 2% são mulheres negras.

A vitória nas eleições garante que ela permaneça no cargo até dezembro de 2020, data em que deveria terminar o mandato de seu antecessor, Ed Lee, morto em dezembro e poderá concorrer novamente. 

Entre os desafios na nova chefe do executivo de São Francisco, estão melhorar o cenário municipal repleto de desabrigados, lixo em excesso nas ruas e lidar com o boom imobiliário, que deixou o valor de casas e alugueis nas alturas.

Breed já tinha sido presidente do Conselho de Supervisores de São Francisco - o órgão legislativo do governo da cidade - e servido como presidente em exercício após a morte do presidente Ed Lee, em dezembro. 

De acordo com site Refinery29, mais mulheres negras estão concorrendo a cargos como nunca antes, e isso inclui o governo municipal. 
Em uma reunião especial de 19 prefeitas mulheres negras em Washington, DC, em 26 de janeiro de 2018, as mulheres presentes discutiram o momento que os líderes das mulheres negras estão tendo.

"Quando penso em todas as pessoas que esses prefeitos representam e o impacto que elas podem ter no pensamento político na América, isso me surpreende", disse Toni Harp, prefeita de New Haven, CT e presidente da Associação de Prefeitos Afro-Americanos ( AAMA), disseEssence . 
"O que me ocorre é que este é apenas o começo - um começo que indica que algo mudou nos Estados Unidos. Um, que mulheres são consideradas líderes, particularmente mulheres afro-americanas, e que mulheres negras são líderes em grandes cidades e pequenas cidades [ e] são confiáveis ​​para cuidar do aparato político geral daquela comunidade ".

Fontes: UOL/BOL/Universa/Siterg/RTB/Refinery29

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS