Por Mônica Aguiar
O apresentador da Globo Faustão, se referiu a bailarina Arielle Macedo como aquela que tem "cabelo de vassoura de bruxa" após lembrar de um comentário realizada por Arielle em uns de seus quadros , onde a bailarina se apresentava.
Esta referencia não somente trouxe indignação ao Movimento Negro Brasileiro, como também a várias organizações de defesa dos direitos humanos.
Todos e todas sabemos do importante papel que grandes redes de comunicação vem tendo em reproduzir tudo que historicamente tem sido denunciado que desvaloriza o ser humano mulher negra.
Esta prática, nada mais é do que o reforço de padrão de beleza eurocêntrico.
Nada mais é, que coação e a determinação da sub condição á mulher negra . O reforço à desconstrução da identidade, preconizando e inferiorizando a alto estima.
O Sr. Fausto Silva deveria saber que tais atitudes demostram além do racismo a perpetuação das desigualdades sociais a partir dos referenciais de raça e cor .
Fico indignada com uma postura desta, mas ao mesmo tempo, pensando onde estamos e quem somos, em pleno século 21, nos mulheres negras temos contribuído sistematicamente com o crescimento econômico desta nossa nação. Então aqui na minha linha de raciocínio, sem querer achar "natural" esta prática racista, pois todas devem ser denunciadas e cobradas retratações, vou dar ao direito de ter pena deste apresentador, pois apesar do Sr. Fausto Silva tentar ser um critico não consegue acompanhar o desenvolvimento social de nossa nação e reconhecer quem a produz .
Foto: GELEDÉS
Foto: GELEDÉS
Nenhum comentário:
Postar um comentário