quarta-feira, 14 de agosto de 2013

I Simpósio de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura

O I Simpósio de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura, organizado pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM – ECA/USP), será realizado no dia 16 de agosto de 2013, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Cristina Costa e vice-coordenação da Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
O evento tem por objetivo o debate da situação da liberdade de expressão e da censura na atualidade. Como os fatos envolvendo o exercício da interdição hoje são radicalmente diferentes daqueles estudados num passado recente em que o Estado autoritário era o principal agente dos mecanismos, há necessidade de debatermos as formas plurais com que ela se exerce.
As palestras serão ministradas por pesquisadores renomados em suas respectivas áreas de estudo e que contribuem para a miríade de perspectivas teóricas e temáticas pretendida: Profa. Dra. Sandra Reimão (Literatura Interditada. EACH/USP), Profa. Dra. Roseli Fígaro (Mercado de Trabalho. ECA/USP), Profa. Dra. Eunice Prudente (Direito e Direitos. Direito/USP), Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes (Classificação Indicativa. ECA/USP), Prof. Dr. Ferdinando Martins (Sexualidade e Oriente Médio. ECA/USP), Prof. Dr. Elias Thomé Saliba (Humor. FFLCH/USP), Profa. Dra. Cristina Costa (Censura e Opinião Pública. ECA/USP), Profa. Dra. Bárbara Heller (Gênero. UNIP), Profa. Dra. Renata Palottini (Arte e interdição. ECA/USP), Profa. Dra. Maria Luiza Marcílio (Infância. FFLCH/USP) e Profa. Dra. Cláudia Mogadouro (Cinema. ECA/USP).
Contará ainda com uma palestra internacional ministrada pela Profa. Dra. Isabel Ferin,"Mídia e Corrupção Política: Condicionantes da Liberdade de Expressão", da Universidade de Coimbra, Portugal.
Será realizado o lançamento da obra "A Censura Prévia do Teatro Paulista", a partir das 18h30, da pesquisadora Ms. Maria Aparecida Laet (Diretora da Biblioteca da FFLCH/USP), que estará presente no local recebendo o público e autografando o livro.

As inscrições serão realizadas através do site do Observatório 

A entrada é gratuita e haverá emissão de certificado para os participantes.
O OBCOM é um Núcleo de Apoio à Pesquisa ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Ativo desde o início de 2013, com sede na Escola de Comunicações e Artes. É herdeiro dos estudos de mais de uma década realizados através do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC) e do Grupo de pesquisa do Arquivo Miroel Silveira (AMS). Dedica-se ao estudo da censura, dos mecanismos de interdição e da defesa da liberdade de expressão a partir de sua presença nos meios de comunicação.

Data: 16 de agosto de 2013
Horário: 9h30min às 19h
Local: Auditório Paulo Emílio da Escola de Comunicações de Artes da USP (Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Cidade Universitária – São Paulo/SP)


Informações: (11) 3091-1607
Twitter: @obcom_eca

PROGRAMAÇÃO
9h30 Abertura
10h00 - 12h00 Mesa I
Profa. Dra. Sandra Reimão - Literatura
Profa. Dra. Roseli Figaro - Mundo do Trabalho
Profa. Dra. Eunice Prudente - Direito
Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes - Classificação Etária
Prof. Dr. Ferdinando Martins - Sexualidade
Prof. Dr. Elias Thomé Saliba - Humor
14h00 às 16h00 Mesa II
Prof. Dr. Ferdinando Martins – Sexualidade e Oriente Médio
Profa. Dra. Cristina Costa - Liberdade de Expressão
Profa. Dra. Bárbara Heller - Gênero
Profa. Dra. Renata Palottini - Arte
Profa. Dra. Maria Luiza Marcílio - Infância
Profa. Dra. Cláudia Mogadouro - Cinema
16h30 às 17h30 Profa. Dra. Isabel Ferin, "Mídia e Corrupção Política: Condicionantes da Liberdade de Expressão".
17h30 Apresentação do OBCOM e lançamento do site
18h30 Lançamento do livro: "A Censura prévia do teatro paulista", de Maria Aparecida Laet. Editora Annablume.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS