segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Instituto Lula apresenta projeto do Memorial da Democracia


Com o objetivo de abrir para a sociedade brasileira o acervo dos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e promover uma reflexão sobre a construção da democracia no país, o Instituto Lula apresentou dia, na capital fluminense, o projeto do Memorial da Democracia.
A historiadora Heloísa Starling, uma das responsáveis pela biografia do ex-presidente e pesquisa de conteúdo do Memorial da Demografia - que desenvolve juntamente com cenógrafo e arquiteto Waldimir Cardia Júnior, conhecido como Gringo Cardia – disse à Agência Brasil que o objetivo da iniciativa é levar a todo país a história do processo democrático brasileiro.
“Mas do que abrir para toda a sociedade brasileira um acervo empresarial importante de parte da história da democracia brasileira, refletida nos dois mandatos do governo do presidente Lula, o memorial também se propõe a levar a uma reflexão sobre a evolução da democracia no país, partindo do século 18, e das revoltas que marcaram a época, até os dias de hoje, procurando mostrar os procedimentos que consolidaram a construção deste democracia”
Heloísa Starling, que integra o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), adiantou que a ideia dos que estão envolvidos no projeto é “passar pelo maior número dos estados da Federação para que se possa escutar a opinião dos brasileiros em sua diversidade”, disse. “É bom lembrar que o fato de o memorial estar instalado em São paulo não significa necessariamente que ele é paulista, mas, sim, um projeto de todo o Brasil”, completou.
Ao trabalhar no projeto de construção do memorial, o instituto se propõe a contar a história do Brasil a partir da experiência dos movimentos sociais. Com o nome de Memorial da Democracia, sua concepção está sendo baseada em projetos modernos, nos quais a interatividade é mote central, como já ocorre no Museu da Língua Portuguesa e no Museu do Futebol, na cidade de São Paulo.

Nenhum comentário: