segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Projeto para Mulheres esta em sua V edição


O Bazar Solidário realizado pelo Centro de Referência da Cultura Negra de Venda Nova, estar em sua quinta edição. 
Um projeto que tem como objetivo central “Razão, Ação é Solidariedade”.

Durante um ano a direção da entidade buscam doações de roupas, sapatos, brinquedos e dentre outros.

TUDO QUE RECEBEM DE DOAÇÕES PARA O BAZAR É DEVOLVIDO PARA AS FAMÍLIAS COMO DOAÇÃO. 
NADA É VENDIDO . 

A solidariedade é um valor capaz de requalificar, permitir o aprendizado, formação e exercício da cidadania, apontando como uns dos princípios fundamentais nas relações humana, a inegociável consideração e respeito que se deve ter para com a outra pessoa.

Tudo que o Centro de Referência da Cultura Negra de Venda Nova ganha de doação é organizado  com formato de uma loja convencional, na Sede da entidade, localizada na cidade de Belo Horizonte, no Distrito Venda Nova, região com mais de 220 anos .  

Na Sede são instaladas ilhas de roupas, sapatos, bolsas, brinquedos e bijuterias. Tudo devidamente separados por tamanho, cor e gênero.

Muitas famílias estão enfrentando diversas dificuldades econômicas,  a falta de oportunidades tem se destacado.

Para o Centro de Referência da Cultura Negra de Venda Nova, neste momento em que a sociedade brasileira está passando por forte crise econômica, institucional e abandono das políticas sociais, a solidariedade é determinante nas dinâmicas sociais.
Possibilitam com este gesto simples, o surgimento de atitudes que estão na contramão da violência que dizimam, das corrupções que sucateiam e da perda da percepção de que todos e todas são destinatários, igualmente de condições dignas.

Durante o Bazar, as pessoas são acolhidas por uma das Diretoras do Centro de Referência da Cultura Negra de Venda Nova - CERCUNVN: - observam, escolhem, experimentam o que querem, se olham no espelho. Sendo suficiente levam.
Como não existe custo para as pessoas que visitam o Bazar, as diretoras da entidade fazem questão de estimular o abraço, muito obrigado e um belo sorriso, para elas suficientes para demostrar a gratidão.

No Projeto as pessoas são recebidas e tratadas com toda dignidade.

Muitas mulheres que comparecem ao bazar solidário sentam, tomam café ou água. Escutam e principalmente falam. Na maioria, os relatos são sucedidos de problemas e dificuldades com relação a conciliação entre trabalho e família.  Falam dos desafios e perspectivas. 
Recebem publicações e orientações sobre todas as formas de violências e racismo.  
Maria Ferreira Diretora de Mulheres do
CERCUNVN 

No período destas cinco edições, centenas de chefes de famílias já receberam a ajuda do Centro de Referência da Cultura Negra de Venda Nova. Mulheres de Venda Nova, várias regiões e cidades do colar da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A maioria são mulheres negras. 

Nesta quinta edição foram mais 2500 peças distribuídas e 350 mulheres presentes.  

Para a Diretora de Mulheres do Centro de Referência, Maria Ferreira o que se torna gratificante é que todas retornam para receber ajuda e dezenas têm permanecido também para ajudar, pois entendem a importância e o significado da solidariedade e do estar juntas e a importância em dialogar, dividir seus problemas apontando para possíveis soluções .

E este é o Bazar: Razão, Ação é solidariedade do Centro de Referência da Cultura Negra de Venda Nova!

O Centro de Referência da Cultura Negra de Venda Nova é uma entidade de âmbito estadual,   tem como Coordenadora Geral Mônica Aguiar, militante negra. 
Sua diretoria e composta de 100% de mulheres . 


Contato informações (31) 995419742

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS