terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Cresce número de mulheres na corrida pela presidência nos EUA


por Mônica Aguiar

Kamala Harris
Confiantes que os eleitores estarão prontos para romper uma barreira histórica e derrotar  o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cresce o número de mulheres na disputa da Casa Branca nos Estados Unidos.

A senadora por Massachusetts Elizabeth Warren, de 69 anos, foi a primeira democrata a anunciar sua intenção de se candidatar a presidência.

As senadoras Kirsten Gillibrand, de 52 anos, e Kamala Harris, de 54, assim como a congressista Tulsi Gabbard, de 37, também seguiram o exemplo.

E uma quarta senadora, Amy Klobuchar, pretende se lançar à disputa.

O número de mulheres de alto perfil na carreira presidencial é "historicamente sem precedentes", disse a professora de Ciência Política Erin Cassese, da Universidade de Delaware.  

Kamala Harris pode ser a maior ameaça de Donald Trump na corrida presidencial de 2020, depois que um poderoso discurso de lançamento da campanha a catapultou para a frente do bando democrata lotado.

A senadora californiana poderia se tornar a primeira presidente americana dos EUA, e seu comício na frente de uma multidão extasiada de 20.000 pessoas mostrou ao mundo que ela poderia ir até o fim.

As mulheres estão sendo os grandes destaques das manchetes para a disputa de 2020.
As eleições de meio de mandato quebraram vários recordes, como o número de mulheres eleitas não apenas para o Congresso, mas para as Assembleias Legislativas nos 50 estados.

Com quatro, ou mais candidatas, competindo pela Casa Branca, a política presidencial parece estar passando por uma mudanças.

Conhecida por fazer campanha contra os abusos sexuais, Gillibrand lançou sua corrida presidencial como uma "mãe" dedicada a ajudar as famílias trabalhadoras e em dificuldades.
Outras se fixam menos no gênero, mas, de modo algum, apresentam o tema como um tabu.

O que tudo indica que os  americanos estão se preparando para eleger uma mulher como presidente.

Kamala Harris, que se tornaria a primeira mulher negra e a primeira de origem indiana em caso de vitória, não tem dúvida de que os eleitores americanos estão preparados para eleger uma mulher que tire Trump do poder.

"Totalmente", disse ela à rede ABC antes de anunciar sua candidatura oficial. "Deem crédito às pessoas. São mais inteligentes do que isso", afirmou.

Harris, que foi comparada a Barack Obama, lançou sua candidatura presidencial em alta emoção em sua cidade natal, Oakland, no domingo, horário local.

Fontes: ABC/Em.com.br/News.com

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS